Experiência da Saúde da Capital é reconhecida pela Opas

13/12/2018 15:00

O Portal da Inovação na Gestão do SUS (APSRedes), órgão da Organização Panamericana de Saúde (Opas) publicou com destaque nesta quinta-feira, 13, a experiência da Secretaria Municipal de Saúde que visa à implantação de um novo Protocolo de Enfermagem na Saúde da Criança na rede municipal. O texto destaca que a ação “é uma das estratégias do município de Porto Alegre para ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços da Atenção Primária à Saúde”.

O documento, que deve vigorar ainda este ano, é uma reformulação do Protocolo Geral de Enfermagem – em vigor desde 2002 no município – que se tornou defasado diante da realidade dos serviços de saúde. O protocolo está em análise no Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS). O processo de elaboração, validação e implantação é coordenado pelo Instituto Municipal de Saúde da Família (Imesf). A vice-presidente do Instituto, Lívia Faller, explica que o novo protocolo vai dar mais autonomia aos profissionais de enfermagem e aumentar a resolutividade dos atendimentos. “Sem o protocolo, os profissionais ficavam restritos, mas o que estamos fazendo é mais que uma adequação às exigências da legislação. O documento vai além, representando um norteador da prática clínica da enfermagem”, afirma.

O Protocolo de Enfermagem na Saúde da Criança traz orientações quanto a condutas que os enfermeiros devem seguir nas consultas de enfermagem, tanto por demanda espontânea quanto programada. 

Acesse a íntegra da matéria neste link

Patrícia Coelho

Denise Righi