Experiência de fluoretação da água da Capital recebe reconhecimento nacional

27/09/2021 08:56

Os 28 anos do programa de vigilância do uso de flúor na água de abastecimento em Porto Alegre serão apresentados nesta segunda-feira, 27, às 12h20, na 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental, iniciativa conjunta da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério da Saúde. No total, 30 experiências de todas as regiões do país serão levadas ao evento, que será transmitido pela internet, pelo link www.seminariovsa.com.br.

O estudo de Porto Alegre foi realizado e inscrito por técnicos da Equipe de Vigilância da Qualidade da Água e Ambiental da Vigilância em Saúde/Secretaria Municipal de Saúde e integra uma das dez linhas temáticas da Mostra, Gestão e Governança em Saúde Ambiental. Para cada linha temática foram selecionadas três experiências. Junto de Porto Alegre, o eixo terá trabalhos do Espírito Santo e Bahia: Inventário da Vigilância Ambiental da Região de Saúde Metropolitana do ES: Um instrumento para o diagnóstico regional; e Monitoramento da qualidade da água potável e os casos de diarreia aguda na população do município de Salvador-BA, no período de 2015 a 2020.

O gerente da Unidade de Vigilância Ambiental da SMS e um dos autores do trabalho, Alex Lamas, destaca que a fluoretação das águas de abastecimento, quando executada e monitorada dentro dos parâmetros estabelecidos, apresenta um impacto significativo na redução nos indicadores de cárie dentária. “É competência do setor saúde, por meio da vigilância em saúde, realizar a fiscalização da qualidade da água fornecida pelo órgão responsável pelo saneamento. O objetivo deste relato de experiência foi descrever estruturas, processos e resultados da institucionalização do programa de vigilância dos teores de flúor realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre nos últimos 28 anos”, enfatiza.

Entre os aspectos a serem abordados, estão os valores de adequação em relação às Portarias de Potabilidade vigentes e evolução dos dados em relação a uma tendência central. “Esta análise pretende contribuir para o fortalecimento dos programas de vigilância, voltados ao controle e segurança da água para consumo humano, nos sistemas de abastecimento em outras realidades brasileiras”, frisa Lamas.

Neste link, no site da Opas, está a lista dos 30 trabalhos brasileiros selecionados para participação na 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes