Extremo Sul da cidade recebe ação de prevenção à febre amarela

13/08/2021 18:13
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Profissionais das unidades de saúde puderam verificar a situação vacinal da população

Esta sexta-feira, 13, foi de mobilização na região Extremo Sul de Porto Alegre, onde foram registrados óbitos de bugios por febre amarela em 2021. Agentes de combate a endemias percorreram a Vila da Amizade, no bairro Belém Novo nesta tarde. Nos 120 domicílios visitados, 90 pessoas estavam em dia com a vacinação. 

De acordo com a gerente distrital de saúde do Extremo Sul, Rosana Neibert, a intenção das ações nos territórios é orientar a comunidade em relação à confirmação de casos de febre amarela em primatas não humanos - especificamente bugios - nas regiões e sobre a importância da vacinação contra febre amarela para a população dos bairros. Nas visitas, os profissionais das unidades de saúde puderam verificar a situação vacinal da população. 

Como a febre amarela é prevenível com vacina, a recomendação é de que a rede de saúde e os cidadãos estejam atentos para a atualização da carteira de vacinação. A imunização contra febre amarela está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. Pessoas vacinadas contra Covid-19 devem fazer intervalo de pelo menos 14 dias entre as doses da Covid-19 e febre amarela.

Patrícia Coelho

Gilmar Martins