Farmácia de Medicamentos Especiais passa para gestão municipal em novo endereço

14/12/2022 14:57
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Secretário de Porto Alegre, Mauro Sparta (E), e secretária estadual Arita Bergmann (D) estiveram na nova sede

A Farmácia de Medicamentos Especiais atende em novo endereço desde segunda-feira, 12, em Porto Alegre. O serviço está instalado na avenida Azenha, 295, e não mais na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Riachuelo, no Centro, onde a Farmácia funcionou até a última sexta-feira, 9. A mudança conclui o processo de transferência da gestão do serviço, que passou da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre.

O secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, falou sobre as vantagens que o novo espaço têm para oferecer aos cidadãos e reiterou o direito de todos de receberem os medicamentos fornecidos pelo Estado. Ele ainda anunciou que em breve os usuários poderão realizar o agendamento da retirada dos insumos por via Whatsapp, a fim de evitar filas no local.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, em visita ao local nesta quarta-feira, 14, ressaltou que a aquisição dos medicamentos segue sendo responsabilidade do Estado, e o que muda é a operacionalização da distribuição deles aos cidadãos. O prédio da Farmácia de Medicamentos Especiais, na Borges, é do Governo Federal. Como a grande maioria das pessoas que retiravam medicamentos naquele local são moradores de Porto Alegre, se justifica a municipalização do serviço. "Pagamos todas as dívidas que tínhamos com fornecedores e estamos realizando todas as compras de forma regular. Se há alguma falta pontual de algum medicamento, é por eventuais problemas de oferta ou produção”, frisou Arita.

O local teve o nome modificado, passando a chamar-se Centro Logístico de Medicamentos Especiais. O espaço de espera é maior, com capacidade para 60 lugares e mais guichês – que passam de quatro para 18 –, além de consultórios para ampliar o cuidado farmacêutico, que hoje já acontece por teleatendimento. A estrutura oferece mais acessibilidade e conforto ao usuário, bem como uma área de estoque ampliada.

A administração da farmácia é realizada pela Associação Hospitalar Vila Nova, por meio de convênio assinado com a Secretaria Municipal de Saúde. A usuária Maria Dutra, que buscava um medicamento na manhã desta quarta-feira no novo espaço da Farmácia, é moradora da Zona Norte de Porto Alegre: “Busco meus remédios há muitos anos na Farmácia e estou achando muito boa as mudanças. Esse ambiente é maior e de mais fácil acesso. Vai ficar ainda melhor com a possibilidade de agendarmos a retirada”.

O processo de municipalização do serviço foi iniciado em 2021. Porto Alegre era o último município onde a SES possuía farmácia própria. Agora 100% das Farmácias de Medicamentos Especiais no Estado estão municipalizadas. Não haverá mudança em relação ao serviço on-line da Farmácia Digital, que seguirá no site, acessível para maiores de 18 anos. No portal, a pessoa consulta os medicamentos disponibilizados pelo SUS que são de responsabilidade do Estado.

 

Neemias Freitas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes