Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Cultura

Filme Legalidade valoriza Porto Alegre como cenário histórico

10/09/2019 13:25
Cesar Lopes/ PMPA
EXECUTIVO
Prefeito e primeira-dama prestigiaram sessão de pré-estreia do longa-metragem no Theatro São Pedro

A pré-estreia do filme Legalidade, na noite dessa segunda-feira, 9, no Theatro São Pedro, foi acompanhada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, que manifestou satisfação com o resultado do longa-metragem e pelo fato de o poder público ter contribuído com a produção ao ceder espaços que serviram de cenário. "Foi um prazer emprestar esses locais para que fosse contado e divulgado um fato histórico tão relevante ocorrido em nossa cidade", diz Marchezan.

O filme do diretor Zeca Brito se passa em 1961 e reconta a saga do movimento pela Legalidade, liderado pelo então governador gaúcho Leonel Brizola, para garantir a posse de João Goulart como presidente da República após a renúncia de Jânio Quadros. As cenas foram filmadas em ambientes bem conhecidos, como o Paço Municipal (sede da prefeitura de Porto Alegre) e o Palácio Piratini (centro do governo do Estado). 

A produção contou com suporte da Porto Alegre Film Commission, órgão da prefeitura que tem a missão de captar e apoiar audiovisuais que promovam a cidade como locação para realizações cinematográficas nacionais e internacionais. “Legalidade é um ótimo exemplo de como a sinergia entre o poder público e o mercado audiovisual tem impacto positivo na economia local e, sobretudo, na imagem da cidade”, afirma Eduardo Cidade, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico - pasta à qual está vinculada a Porto Alegre Film Commission. 

SMDE/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Produção reconta saga liderada por Leonel Brizola pela posse de João Goulart como presidente em 1961

O diretor Zeca Brito reconhece o valor do apoio da Secretaria à produção audiovisual. “Nosso filme Legalidade só foi possível graças a esse entendimento de que o audiovisual é um caminho seguro para o desenvolvimento humano, econômico e social”, diz ele.

No Festival Guarnicê de Cinema, realizado em junho, no Maranhão, Legalidade recebeu quatro prêmios, incluindo o de melhor direção. Além disso, esteve entre os 12 longas que disputaram indicação ao Oscar pelo Brasil. O elenco tem Cleo Pires, Fernando Alves Pinto e Leonardo Machado - falecido em 28 de setembro do ano passado e que interpretou Brizola.

Estreia - A estreia oficial nas salas de cinema de todo o Brasil ocorre nesta quinta-feira, 12. Na ocasião, a Diretoria de Turismo e Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico promoverá o Tour Legalidade, com um roteiro especial do ônibus Linha Turismo e visitas guiadas pelas principais locações do filme. Confira aqui.  

Estiveram presentes também na sessão de pré-estreia os secretários municipais Orestes de Andrade Jr. (Comunicação) e Luciano Alabarse (Cultura); a primeira-dama Tainá Vidal e representantes da produção audiovisual. 



 

 

 

 

 

Letícia Santana

Rui Felten