Fontes nos bairros Rio Branco e Três Figueiras têm água imprópria para consumo

07/06/2024 17:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Consumo de água não potável pode causar diarreia, problemas oftalmológicos, dermatológicos e respiratórios

Técnicos e servidores da Equipe de Vigilância de Saúde Ambiental e Águas (EVSAA) da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS) vistoriaram na manhã desta sexta-feira, 7, duas fontes alternativas de água, uma no bairro Rio Branco e outra no bairro Três Figueiras. Em ambas a água não é potável, ou seja, não é indicada para consumo humano. A localização das fontes ocorreu a partir de denúncias da população e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) à EVSAA. 

No bairro Três Figueiras foram encontradas uma mangueira do Dmae e um ponto de saída de água de drenagem pluvial. No bairro Rio Branco, a origem da água é lençol freático. Análises fisico-químicas iniciais e a condição ambiental do entorno configuram esta água encontrada como não potável.

As duas fontes serão incluídas no roteiro mensal de monitoramento da qualidade de água de fontes alternativas feito pela EVSAA. O roteiro terá 15 fontes monitoradas.

O chefe da equipe, Alex Lamas, alerta que o consumo da água não potável é risco para doenças de veiculação hídrica (transmitidas pela água). Entre os sintomas dessas doenças estão diarreia, problemas oftalmológicos, dermatológicos e respiratórios. “A precaução consiste em não entrar em contato com essa água. Menos ainda para os usos de consumo humano, beber, preparar alimento, higienização. A recomendação é de que as pessoas utilizem a água da rede de abastecimento”, enfatiza o técnico da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins