Gripe: campanha supera 86 mil doses em idosos e trabalhadores da saúde
Desde 4 de abril, quando foi iniciada a campanha de vacinação contra influenza em Porto Alegre, 86.687 doses da vacina trivalente foram aplicadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde, grupos que compõem a primeira etapa. Entre os idosos foram 70.758 doses; trabalhadores da saúde receberam 15.929 doses.
Os dados foram extraÃdos do LocalizaSUS nesta quarta-feira, 20. A campanha prossegue até 3 de junho. Dia 30 de abril será o Dia D de mobilização em todo o paÃs, quando começa a vacinação de crianças de seis meses a cinco anos incompletos. Os demais grupos prioritários (pessoas com comorbidades, gestantes, pessoas com deficiência permanente, povos indÃgenas, trabalhadores da educação, puérperas, Forças Armadas, população privada de liberdade e trabalhadores portuários) começam a ser contemplados em 2 de maio.
A meta é atingir 90% de cada público-alvo até o final da campanha de vacinação. No total, o Ministério da Saúde estima população prioritária de 711.533 pessoas na Capital. Dessas, 304.338 são idosas e 101.362 trabalhadores de saúde. A meta, nos dois grupos, é vacinar, respectivamente, 273.904 e 91.226 pessoas.
Atualmente, a vacinação contra a gripe é oferecida em 124 unidades de saúde, de acordo com o horário de funcionamento. Confira os locais aqui. Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vÃnculo empregatÃcio.
A vacina oferecida pelo SUS garante proteção contra as cepas do vÃrus influenza H1N1, H3N2 (incluindo a variante que provocou muitos casos de influenza na cidade em 2021) e B. Com a imunização, diminui o risco de complicações clÃnicas, incluindo óbitos, e internações hospitalares.
Â
Gilmar Martins