Grupo de idosos é rede de apoio no Centro de Saúde Modelo

08/07/2022 14:31
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Grupo se tornou uma referência importante na vida de cada participante

Animados e felizes em rever os amigos, integrantes do grupo de idosos do Centro de Saúde Modelo retomaram as atividades presenciais, suspensas devido à pandemia de Covid-19. Muito além dos encontros semanais, o grupo ComViver se tornou uma referência importante na vida de cada participante. É o que conta a enfermeira Karen Weingaertner del Mauro, responsável por supervisionar as atividades. “A maioria não possui familiares próximos e encontra no grupo uma rede de apoio”, diz.

A cada semana, a ideia é desenvolver diferentes temáticas, como falar de medidas de prevenção à Covid-19, orientações para atravessar a rua e circular de forma segura na cidade, alimentação saudável, saúde da mulher e vida sexual. “Eles estavam ansiosos pelo retorno e querem aprender coisas novas, por isso, muitas vezes trazem os assuntos de interesse e conversamos sobre isso”, explica Karen.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Formados na maior parte por mulheres, encontros ocorrem nas quartas-feiras

Formados na maior parte por mulheres, os encontros reúnem cerca de 20 integrantes. “Todos sofrem de alguma doença crônica, por isso também falamos dos cuidados paliativos e procuramos retirar o tabu da palavra morte e dos significados que esta fase envolve”, conta a enfermeira.

Entre os objetivos dos cuidados paliativos está fornecer alívio para a dor e outros sintomas estressantes, reafirmando a vida e a morte como processos naturais. Também busca integrar questões psicológicas, sociais e espirituais ao aspecto clínico do paciente.

Os encontros do grupo de idosos ComViver ocorrem todas as quartas-feiras pela manhã, no Centro de Saúde Modelo. Na última quarta do mês, a ideia é promover a reunião ao ar livre, no Parque Farroupilha (Redenção). Para participar, pessoas acima de 60 anos precisam morar no território atendido pelo serviço, que fica na rua Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes