Higienizar as mãos é essencial para prevenir doenças
Nesta quarta-feira, 5, é celebrado o Dia Mundial de Higienização de Mãos. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca os benefícios que este hábito simples pode trazer, como prevenir gripe e Covid-19.
A enfermeira Taís Anelo, da Vigilância em Saúde, destaca que a higiene de mãos é medida essencial para a prevenção de infecções, seja junto à população em geral, seja orientando profissionais de serviços de saúde. “Nesta pandemia, muito se tem falado na correta higiene das mãos, mas o hábito transcende à infecção pelo coronavírus, ele é capaz de evitar o adoecimento de milhões de pessoas por ano”, explica.
Taís lembra que a cada ano centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), consideradas como um dos eventos adversos mais frequentes nos serviços de saúde. “A higiene de mãos é o método mais simples, eficaz e barato para prevenção de infecções relacionadas à assistência em saúde”, enfatiza.
A enfermeira destaca que micro-organismos resistentes podem ser transferidos por meio das mãos. “A higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde”, diz.
O Dia Mundial de Higienização das Mãos segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, são cinco os momentos no qual a higienização das mãos deve ser realizada: antes de tocar no paciente, antes de procedimentos assépticos, após exposição a fluidos corporais e secreções, após o contato com o paciente e após o contato com áreas próximas do ambiente em que está o paciente.
Confira os sete passos que devem ser seguidos, segundo a OMS. A técnica pode ser utilizada com sabão ou álcool gel.
1º - Coloque uma palma em cima da outra, espalhando o sabão ou álcool gel;
2º - Entrelace as mãos;
3º - Pegue o dorso da mão e entrelace em cima; faça o mesmo na outra mão;
4º - Use os polegares e faça movimentos circulares na palma das mãos;
5º - Junte os dedos e faça movimentos circulares com as pontas no centro das mãos;
6º - Agora, faça no dorso dos dedos;
7º - Por fim, passe o produto nos pulsos.
Andrea Brasil