Hipertensos devem buscar acompanhamento nas unidades de saúde

15/09/2022 09:22
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Alimentação e hábitos de vida saudáveis ajudam a prevenir a pressão alta

Pessoas com diagnóstico de hipertensão e que fazem tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a unidade de saúde de referência pelo menos duas vezes por ano para acompanhamento. Na consulta, será feita a medida da pressão arterial para cerificar-se de que está em níveis normais, verificando se a medicação está adequada. 

Além do uso de medicamentos para controle da doença, é importante que a pessoa adote um estilo vida saudável. Conforme o médico da Diretoria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, João Antônio Bonfadini Lima, entre as orientações está controlar a dieta, evitar o abuso de sal e de bebidas alcoólicas, não fumar e fazer atividade física regular pelo menos três vezes por semana, mantendo o peso corporal em níveis adequados. 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas Américas, e a hipertensão arterial é responsável por mais de 50% dessas doenças. Em Porto Alegre, estima-se que 25% da população seja hipertensa, quadro no qual a pressão arterial se mantém sistematicamente igual ou maior a 140 por 90 mm/Hg. 

Uma vez identificada a hipertensão, a pessoa será encaminhada para consulta médica ou de enfermagem. “É importante termos o diagnóstico, pois a hipertensão arterial é silenciosa e, se não tratada, pode ter graves consequências para a saúde, como acidente vascular cerebral, lesões no coração e no rimâ€, destaca Bonfadini. 

Hábitos que ajudam a prevenir a hipertensão:

  • Movimente-se – Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.
  • Foque na alimentação saudável – Inclua legumes, frutas e verduras nas refeições, evitando alimentos ultraprocessados.
  • Reduza o sal – Use outros temperos naturais para ressaltar o sabor dos alimentos.
  • Modere o consumo de álcool – Menos álcool, mais saúde.
  • Baixe o peso – Excesso de peso sobrecarrega o coração e outros órgãos vitais.
  • Não fume – Se você fuma, tente abandonar esse hábito o mais rápido possível.
  • Tenha momentos de lazer – Descanse, relaxe. Aliviar o estresse ajuda a manter a pressão normalizada.

Se já possui diagnóstico de pressão alta, mantenha hábitos saudáveis e procure a unidade de saúde pelo menos duas vezes ao ano. Veja os endereços no link. 

Vanessa Conte

Andrea Brasil