Horário estendido eleva atendimentos em 42% na US Campo da Tuca

17/02/2020 20:18
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito visitou a unidade e reforçou compromisso da gestão em priorizar os serviços de saúde

A Unidade de Saúde (US) Campo da Tuca (avenida Luiz Moschetti, 570, bairro Aparício Borges) teve aumento de 42% nos atendimentos em janeiro deste ano se comparados com o mesmo período de 2019. Desde que passou a atender com horário prolongado, das 7h às 19h, o número de acolhimentos saltou de 1.434 para 2.478. O posto agora presta serviços sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, com três equipes compostas por médicos, dentistas e enfermeiros à disposição dos 7.379 mil moradores da região.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou a unidade nesta segunda-feira, 17, para ouvir demandas da comunidade e conversar com os profissionais. Escutou do vice-presidente da Associação Comunitária do Campo da Tuca, Amir Porto, que a medida trouxe mais agilidade no acesso aos serviços. “Não há mais demanda reprimida, e quem tinha dificuldades de vir por causa do trabalho agora está bem atendidoâ€, acrescenta a gerente do posto, Gabriele Pedroso.

O horário prolongado faz parte da política da gestão Nelson Marchezan Júnior de priorizar os serviços essenciais aos porto-alegrenses. Além das dez unidades já com funcionamento diário sem interrupção ao meio-dia, com turnos até as 19h ou 20h, outras sete só fecham às 22h. Até o fim de março, 32 postos terão atendimento até as 20h.

Marchezan afirma que as contratualizações com organizações da sociedade civil ampliam a eficiência do serviço à população. “Implementamos um novo conceito de gestão de saúde no município, com metas de produtividade e eficiência, que não afeta a máquina pública e presta um serviço mais qualificado aos cidadãosâ€, ressalta.

O secretário municipal adjunto de Saúde, Natan Katz, lembra que, em dezembro, será inaugurada a Clínica da Família Campo da Tuca. "Isso nos permitirá melhorar ainda mais a estrutura e ofertar outros serviços para ampliar a eficiência do acolhimento à população local", assegura.

Atualmente, na US Campo da Tuca, as equipes são formadas por 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e auxiliares bucais. A instituição parceira na contratualização da unidade é a Divina Providência.

 

Unidades com funcionamento das 8h às 22h:

- Modelo (região Central)

- Tristeza (região Sul/Centro Sul)

- Diretor Pestana (região Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas)

- Ramos (região Norte/Eixo Baltazar)

- São Carlos (região Partenon/Lomba do Pinheiro)

- Primeiro de Maio (região Glória/Cruzeiro/Cristal)

 

Unidades com funcionamento das 8h às 20h:
 

- Santo Alfredo (região Partenon/Lomba do Pinheiro)

- Lami (região Restinga/Extremo Sul) 

 

Unidades com funcionamento das 7h às 19h:


- Glória (região Glória/ Cruzeiro/Cristal)

- Moab Caldas (região Glória/Cruzeiro/Cristal)

- Guarujá (região Sul/Centro Sul)

- Campo Novo (região Sul/Centro Sul)

- Moradas da Hípica (região Sul/Centro Sul)

- Farrapos (região Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas)

- Campo da Tuca (região Partenon/Lomba do Pinheiro)

- Macedônia (região Restinga/Extremo Sul)

  

 

Gonçalo Valduga

Rui Felten