Hospital Presidente Vargas destaca importância do pré-natal para prevenir prematuridade

17/11/2022 11:30
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Acompanhamento do pré-natal é fundamental para saúde da mãe e do bebê

No Dia Mundial da Prematuridade, lembrado nesta quinta-feira, 17, a equipe do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre, destaca a importância da prevenção e do pré-natal de qualidade. A instituição é uma das referências em partos prematuros, quando os bebês nascem com menos de 37 semanas de gestação. 

O acompanhamento do pré-natal é fundamental para a saúde da mãe e do bebê, período no qual alguns riscos de um parto prematuro podem ser identificados e monitorados. “Não se conhecem todas as causas que levam ao parto prematuro, algumas são muito particulares e nem sempre previsíveis, porém, se houver acompanhamento de um profissional, os riscos podem ser minimizados”, explica a enfermeira-chefe da UTI neonatal, Viviane Maciel.

Os primeiros três meses são fundamentais, quando o feto está em formação. A mãe deve evitar medicações não prescritas, cigarro, bebida alcoólica e o uso de drogas, que podem afetar diretamente o bebê, além de manter os exames de rotina junto com o parceiro. 

Incentivo ao aleitamento - Como Hospital Amigo da Criança, título concedido em 2000 pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, o HMIPV incentiva o aleitamento materno. As mães com bebês na UTI neonatal têm uma rotina de esgotar a mama para estimular a produção e contam com o trabalho de equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Quando os bebês ainda não têm o preparo e a força para sugar, o leite é oferecido por sonda ou copo. Conforme vão crescendo, são estimulados a mamar no peito. 

Para auxiliar as mães de prematuros a manter a produção de leite, o HMIPV conta com um banco de leite humano. Além disso, mães que estão amamentando, com excesso diário do líquido, podem ser doadoras - basta entrar em contato pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. 

Prematuridade - Em novembro, mês da prematuridade, as equipes se unem a ações e eventos ligados ao tema. Na UTI Neonatal, as equipes e a residência multiprofissional prepararam decoração especial com balões na cor roxa, momentos para troca de informações e confraternização. Neste domingo, 20, o HMIPV participa da 5ª Caminhada da Prematuridade, no Parque Farroupilha (Redenção), com saída às 10h, do Monumento ao Expedicionário. A promoção é da ONG Prematuridade.com. 

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas 
Avenida Independência, 661, esquina rua Garibaldi - Porto Alegre.
Banco de Leite: (51) 3289-3334 ou bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br
 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes