Hospital Presidente Vargas realiza mutirão de cirurgias

17/10/2022 15:12

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) realizou mutirão de cirurgias no sábado, 15, totalizando 20 procedimentos. Foram oito cirurgias de vesícula, oito de hérnia e outras quatro de pequeno porte, com anestesia local. O atendimento foi voltado a mulheres que aguardavam no Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ainda com demanda reprimida da pandemia de coronavírus. 

Conforme o diretor-geral do hospital, Cincinato Fernandes, a ideia é promover a melhora da saúde pública, com redução das filas de espera. “Em novembro, teremos o quarto mutirão do ano, desta vez de cirurgias urológicas, hérnias e vasectomias, no intuito de aumentar o índice de resolutividade dos serviços cirúrgicos do HMIPV e da secretariaâ€, afirma o gestor. Com acompanhamento da direção-geral e técnica, o mutirão contou com o trabalho das chefias médica e de enfermagem do bloco cirúrgico e do serviço de cirurgia-geral da instituição.

Administrado pela SMS, o HMIPV é um hospital 100% SUS de contexto estadual, já que 45% dos atendimentos são reservados a pacientes do interior, via regulação estadual. Presta atendimento hospitalar na área materno-infantil e de saúde mental com ênfase na atenção à violência e vulnerabilidade, bem como em cirurgias de alta complexidade em áreas como ginecologia, cirurgia-geral e neurocirurgia pediátrica.
 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça