HPS amplia horário de visitas e aproxima pacientes da família
Aproximar o paciente dos familiares como forma de auxílio na recuperação está entre os objetivos do Hospital de Pronto Socorro (HPS) com a ampliação do horário de visitas. A partir desta segunda-feira, 11, famílias com pacientes internados na enfermaria clínica cirúrgica de atendimento adulto do 2º andar testaram a nova sistemática, que funciona das 10h às 16h. Esta é a primeira fase de implantação da iniciativa, com duração de 30 dias, e deve se estender gradativamente às demais unidades de internação após avaliação. (fotos)
Conforme a diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, a ideia é humanizar ainda mais a assistência. “Dentro das diretrizes institucionais, a inclusão da família é uma das bases de um bom cuidado centrado nas necessidades do paciente”, avalia. Para viabilizar o novo formato de visitas, foram realizados treinamentos com diversos setores do hospital.
Para cada um dos 20 leitos da enfermaria foram adquiridas cadeiras como forma de dar mais conforto ao visitante. “Pude ficar com minha filha das 10h às 16h, foi muito bom, achei uma mudança maravilhosa, e a equipe muito querida e atenciosa”, comentou Marisete Aguiar, 60 anos.
Entre as orientações estão higienizar as mãos ao entrar ou sair da unidade de internação, usar máscara e crachá de identificação enquanto estiver no ambiente hospitalar e permanecer no box do paciente, evitando circular pelo hospital. Caso o visitante tenha condições e deseje participar do cuidado do familiar internado, a equipe poderá orientar a melhor forma de proceder.
O HPS possui uma Comissão de Hospitalidades instituída em 2020 com o objetivo de humanizar o atendimento e aproximar a família dos pacientes. Nas demais unidades do hospital, os horários regulares de visitas ainda não foram alterados, permanecendo das 10h às 11h, das 14h às 15h e das 19h30 às 20h.
Gilmar Martins