HPS destaca importância da doação de sangue

14/06/2023 08:51
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Hospital retomou atendimento do banco de sangue

O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado nesta quarta-feira, 14, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) destaca a importância das doações. Para marcar a data, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, estará no banco de sangue do hospital às 13h, quando fará uma doação.

Referência no Estado no atendimento de trauma, o HPS precisa ter sangue disponível para garantir a reabilitação dos pacientes. “Como hospital geral, atendemos todos os casos, mas a principal finalidade é o trauma, esse paciente não pode esperar”, afirma o médico hematologista Sérgio Felizardo Medina, destacando a necessidade de manter a cultura da doação de sangue.  

Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.

Confira as condições para doar sangue:

- Estar em boa condição de saúde
- Pesar mais de 50 quilos
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável)
- Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas
- Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres)
- Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue
- Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis
- Apresentar documento oficial com foto

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil