HPS é avaliado em programa para reduzir lesões por pressão

20/04/2023 16:39
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Hospital de Pronto Socorro é a primeira instituição pública de saúde no país a integrar o Close to Zero

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira, 20, equipe de avaliação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes). A ideia é verificar os avanços obtidos pela instituição durante a implantação do programa Closer to Zero, de prevenção de lesões por pressão, também conhecidas por escaras e que podem acometer acamados. O HPS é a primeira instituição pública de saúde no Brasil a integrar o programa, iniciado em janeiro de 2022. 

Última etapa antes da certificação - que deve ser anunciada em até 30 dias, a avaliação incluiu reunião para apresentar os avanços obtidos no dia a dia de atendimento hospitalar, além de visita aos setores de emergência, atendimento cirúrgico, unidades de terapia intensiva e unidades de internação. O fechamento do dia prevê conversa sobre gestão de qualidade e segurança do paciente. 

“A ideia é qualificar a assistência para que tenhamos menos risco aos pacientes, pois a lesão por pressão é um evento que não deve ocorrer durante a assistência à saúde, mesmo para pacientes acamados por maior tempo”, afirma a diretora-geral, Tatiana Breyer. 

Participaram do encontro representantes da empresa Smith+Nephew, responsável por desenvolver o protocolo de prevenção do Closer to Zero e dar suporte às equipes do hospital. “A avaliação representa o desfecho do trabalho desenvolvido ao longo de um ano e quatro meses, no qual atuamos juntos para qualificar aspectos que não estavam em conformidade no relatório diagnóstico apontado pelo Ibes”, diz Fabiane Rosa, representante da empresa no estado. 

A diretora de Enfermagem do HPS, Gladis Jung, explica que o hospital possui uma cultura de lidar com esse problema de saúde, pois mantém uma Comissão de Cuidados com a Pele estruturada há mais de 20 anos, motivo que levou a Smith+Nephew a convidar a instituição a participar do programa. 

Closer to Zero - Criado pela Smith & Nephew, em parceria com o Grupo Ibes, o programa é estruturado a partir de práticas seguras de prevenção de lesão por pressão, sendo um modelo de certificação para organizações de saúde.

O manual do programa Closer to Zero está estruturado em cinco capítulos, desdobrados em 98 padrões. Para cada padrão, são definidos requisitos que devem ser atendidos pela organização de saúde. Para ser certificada, a organização precisa atender 80% dos padrões do manual.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes