HPS é o segundo hospital em número de doação de órgãos em Porto Alegre

05/02/2025 16:25

O Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o segundo de Porto Alegre em número de doações de órgãos, com 16 doadores no ano passado. Fica atrás somente do Hospital Cristo Redentor, que obteve 19 doadores. Os dados estão no informativo da Comissão Hospitalar de Transplante, responsável por identificar os potenciais doadores, acompanhar as etapas do diagnóstico de morte encefálica e obter autorização da família para doação.

Já no que se refere à porcentagem de efetivação em relação ao número de notificações, o HPS aparece em primeiro lugar, com 51,6%, ficando acima da média brasileira (27,4% até setembro) e da média estadual (30%). Ao longo de 2024, foram transplantados 43 órgãos, além de 11 pares de córneas e quatro doações de pele.

Neste ano, o HPS deve iniciar a captação de ossos em doadores com morte encefálica. A captação de córneas em pacientes com óbito por parada circulatória, realizada desde 2022, deverá ser impulsionada em 2025 a partir da criação de uma equipe especializada para efetuar abordagem nesses casos.

Confira o informativo.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins