HPS é pioneiro ao integrar programa de prevenção de lesões por pressão

01/07/2021 08:47

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) é a primeira organização de saúde escolhida no Estado para integrar o programa Closer to Zero, de prevenção de lesão por pressão, também conhecida por escaras e que acometem acamados que permanecem muito tempo na mesma posição. A apresentação do projeto a profissionais da instituição será realizada nesta quinta-feira, 1º, às 14h, na direção do HPS.

Criado pela Smith & Nephew em parceria com o grupo IBES, o programa Closer to Zero é estruturado a partir de práticas seguras de prevenção de lesão por pressão, sendo um modelo de certificação para organizações de saúde. A ideia é contribuir na redução da incidência de tais lesões com ações preventivas, contribuindo para a segurança e bem-estar do paciente. 

O acompanhamento terá duração de um ano, com reuniões mensais de avaliação, capacitação de processos técnicos e de metodologias. O manual do programa possui cinco capítulos, desdobrados em 98 padrões. Para cada padrão, são definidos requisitos que devem ser atendidos pela organização de saúde. Para ser certificada, é preciso atender 80% dos padrões do manual.

Participam da apresentação e primeira atividade do programa no HPS, em formato on-line, a gerente de marketing da Smith & Nephew, Elaine Costa, e a representante do IBES e consultora de Processos de Qualidade, Seméia Corral. O encontro será conduzido pela diretora de enfermagem do HPS, Gladis Jung, e pela coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco, Marcelle Schettert.

No Brasil, levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra que, dos mais de 134.501 incidentes notificados de 2014 a 2017, 23.722 (17,6%) corresponderam a lesões por pressão. Os dados revelam ainda que a lesão por pressão é o terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos núcleos de segurança do paciente dos serviços de saúde do país. 

Além disso, tais lesões podem aumentar a utilização dos cuidados de saúde, o que prolonga o período de internação, podendo gerar custos elevados à instituição e aumento da carga de trabalho da equipe.
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil