HPS é pioneiro ao integrar programa de prevenção de lesões por pressão

27/01/2022 13:20
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Primeira visita de diagnóstico do programa com o hospital ocorre nesta quinta, durante todo o dia

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) é a primeira instituição pública de saúde no Brasil a integrar o programa Closer to Zero, de prevenção de lesão por pressão, também conhecida por escaras e que acomete acamados que permanecem muito tempo na mesma posição.

O protocolo de prevenção do programa é desenvolvido pela empresa Smith+Nephew. Ele é estruturado a partir de práticas seguras de prevenção de lesão por pressão, sendo um modelo de certificação para organizações de saúde. A ideia é contribuir na redução da incidência de tais lesões com ações preventivas, contribuindo para a segurança e bem-estar do paciente. 

A primeira visita de diagnóstico dos responsáveis pelo Closer to Zero com o HPS ocorre nesta quinta-feira, 27, durante todo o dia, incluindo reunião de apresentação da estrutura institucional e visitas a setores como emergência, unidades de internação e de terapia intensiva (fotos). Outros temas em pauta são Gestão de Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente. A programação teve início às 8h, com previsão de término às 18h.

A diretora de Enfermagem do HPS, Gladis Jung, explica que o hospital já possui uma cultura de lidar com esse problema de saúde, pois mantém uma Comissão de Cuidados com a Pele estruturada há mais de 20 anos, motivo que levou a Smith+Nephew a convidar a instituição a participar do programa. 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ideia é contribuir na redução da incidência de lesões com ações preventivas

Segundo ela, o HPS é um hospital público de trauma que atende urgências, emergências e, por suas características, acaba tendo uma incidência grande de lesões por pressão, seja pelo trauma em si, queimaduras ou acometimento de pacientes por politraumas que ficam um longo tempo internados. “O Closer to Zero vai ajudar muito a qualificar nossos processos”, avalia Gladis.

Nesta primeira reunião, a equipe do HPS e a diretora-geral, Tatiana Breyer, receberam os auditores do Grupo IBES, empresa responsável por 36,9% das novas instituições de saúde acreditadas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação, sendo 35,4% das certificações válidas no Brasil. Logo após essa etapa, será iniciado o planejamento do programa junto à Smith+Nephew. O acompanhamento terá duração de um ano, com reuniões mensais de avaliação, capacitação de processos técnicos e de metodologias. 

As tratativas iniciais para implementação do Closer to Zero ocorreram em julho do ano passado, quando começou a fase de aprovação junto aos órgãos públicos de Porto Alegre.
 

Vanessa Conte

Lucas Barroso