HPS lança o programa de prevenção à lesão por pressão

15/06/2022 13:16
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foi montada uma simulação de julgamento, como metodologia de sensibilização para profissionais do atendimento ao paciente

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) lançou oficialmente nesta quarta-feira, 15, o programa Closer to Zero, de prevenção de lesão por pressão — também conhecida por escaras — que acomete acamados que permanecem muito tempo na mesma posição.

Para marcar o lançamento do programa no hospital, foi montada uma simulação de julgamento, como metodologia de sensibilização para profissionais que atuam no atendimento ao paciente, com a participação de profissionais do HPS. Na simulação, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem representavam o juiz, os advogados de defesa e acusação, os jurados e o perito. O caso a ser “julgado” era se um paciente que teve lesão por pressão estivesse processando o hospital por danos físicos e morais. “Ao final do julgamento, o hospital será condenado ou não pelos jurados”, explica a diretora de enfermagem do HPS, Gladis Jung.

O HPS é a primeira instituição pública de saúde no Brasil a integrar o programa, cujo protocolo de prevenção é desenvolvido pela empresa Smith+Nephew.

O Closer to Zero é estruturado a partir de práticas seguras de prevenção de lesão por pressão, sendo um modelo de certificação para organizações de saúde. “A ideia é ajudar na redução da incidência de tais lesões com ações preventivas, contribuindo para a segurança e bem-estar do paciente”, explica a diretora Gladis Jung. Ela destaca que o HPS possui uma cultura de lidar com esse problema de saúde, pois mantém uma Comissão de Cuidados com a Pele estruturada há mais de 20 anos. “Foi isso que levou a Smith+Nephew a convidar a instituição a participar do programa”, destaca.

Hospital público de trauma que atende urgências, emergências, o HPS, por suas características, acaba, potencialmente, tendo uma incidência grande de lesões por pressão, seja pelo trauma em si ou pacientes com queimaduras ou politraumatizados, que ficam um longo tempo internados. “O Closer to Zero vai ajudar muito a qualificar nossos processos”, avalia Gladis.

As primeiras tratativas para implementação do Closer to Zero no HPS ocorreram em julho de 2021.

Closer to Zero - Criado pela Smith & Nephew, em parceria com o Grupo Ibes, o programa é estruturado a partir de Práticas Seguras de Prevenção de Lesão por Pressão, sendo um modelo de certificação para organizações de saúde.

O manual do programa Closer to Zero está estruturado em cinco capítulos, desdobrados em 98 padrões. Para cada padrão, são definidos requisitos que devem ser atendidos pela organização de saúde. Para ser certificada, a Organização precisa atender 80% dos padrões do manual.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil