HPS orienta equipes para prevenção de escaras

24/11/2021 17:12
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ação é motivada pelo Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão

O Hospital de Pronto Socorro promoveu nesta quarta-feira, 24, ação de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão, também conhecida como escara. Esses ferimentos aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida.
 
Com materiais explicativos, integrantes da Comissão de Cuidados da Pele promoveram atividades com os funcionários, esclarecendo dúvidas e relembrando questões que, às vezes, acabam passando despercebidas no dia a dia. Também apresentaram orientações para prevenção de lesões ao paciente e disponibilizaram um banner interativo onde faziam a marcação dos locais de maior incidência das lesões.
 
“As lesões por pressão são um problema em escala mundial, impactam na qualidade de vida, tempo de internação hospitalar e custos de tratamento. Por isso, a prevenção é uma das metas internacionais de segurança do paciente e um indicador da qualidade do cuidado de enfermagem. Assim, através dessa atividade, queremos sensibilizar as equipes e atualizar quanto às evidências e tecnologias disponíveis”, diz Fernanda Silva dos Santos, presidente da Comissão de Cuidados da Pele.
 
A iniciativa faz parte do programa Closer to Zero, que começou no HPS durante o mês de julho, trazendo práticas clínicas para agregar qualidade ao cuidado aos pacientes. O projeto criado pela Smith & Nephew e parceria com o Grupo Ibes é estruturado a partir de Práticas Seguras de Prevenção de Lesão por Pressão, sendo um modelo de certificação para organizações de saúde. O principal objetivo é contribuir para a redução da incidência de lesão por pressão nas organizações e adotar ações preventivas que possam contribuir para a segurança e bem-estar do paciente.

Yan Dias (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes