HPS recebe destaque em prática de atendimento ao paciente
O Hospital de Pronto Socorro (HPS) recebeu certificado no Programa 3M de Reconhecimento às Boas Práticas Clínicas - Ciclo 2022, sendo o primeiro hospital público do Rio Grande do Sul a obter o reconhecimento. Nesta quarta-feira, 9, a instituição ganhou placas com o registro da certificação no tema Fixação Segura de Cateteres, além de fazer a entrega aos profissionais da urgência, enfermarias, UTIs e sala de recuperação.
“É com muita satisfação que formalizamos hoje a certificação do HPS, qualificando a segurança do acesso venoso aos pacientes”, afirma a gerente de contas da 3M, Raquel Bonfim. Segundo ela, o processo estabeleceu um protocolo de fixação de cateteres para preservar o conforto do paciente, reduzir desperdícios e custos e alinhar as instituições de saúde com as recomendações nacionais e internacionais. Conforme apresentado pela empresa, a terapia intravenosa ocupa 75% do tempo dos profissionais de enfermagem.
A coordenadora do serviço de epidemiologia e gestão de risco, Marcelle Schettert, explica que a participação no programa começou em dezembro de 2019. Inicialmente, o hospital estruturou o protocolo de cuidados com cateteres venosos e, em 2020, deu início à vigilância dos materiais, no sentido de acompanhar a adequação da fixação, visualizar o local de inserção e o curativo utilizado nas unidades de internação. O processo envolve cerca de 400 profissionais de enfermagem.
A diretora do HPS, Tatiana Breyer, parabenizou as equipes. "O cuidado faz parte da nossa vida. Agradeço aos profissionais que diariamente se dedicam ao cuidado dos pacientes seguindo as melhores práticas”, destaca. Para a diretora, está entre os objetivos da instituição oferecer melhorias tecnológicas e educação em saúde aos profissionais para qualificar a segurança do paciente.
Boas práticas - Em dezembro de 2019 e janeiro de 2020, avaliadores do programa visitaram o HPS. Com a pandemia, o processo avaliativo foi retomado em maio deste ano, com o retorno de avaliadores ao hospital e a certificação, na categoria Black Diamond. O Programa de Boas Práticas em Fixação Segura de Cateteres da 3M reconhece as instituições e profissionais que priorizam segurança do paciente e redução de riscos em acesso vascular.
A fixação reduz o risco de complicações relacionadas à terapia intravenosa, tais como flebite, infiltração, septicemia e deslocamento do cateter. Os danos ao paciente por eventos adversos em serviços de saúde são uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo.
Gilmar Martins