HPS recebe doações no Dia Mundial do Doador de Sangue

14/06/2023 16:05
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ritter convidou as pessoas para doar sangue ao hospital

No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado nesta quarta-feira, 14, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) destaca a importância das doações. Referência no Estado no atendimento de trauma, a instituição precisa ter sangue disponível para garantir a reabilitação dos pacientes.

Pela manhã, o serviço recebeu o grupo de voluntários Amor nas Veias, de Guaíba. O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, também garantiu sua doação. “Faço um chamado a todas as pessoas para virem ao HPS doar sangue e contribuir para que mais vidas sejam salvas”, afirmou.

A enfermeira do Banco de Sangue, Nádia Calixto, destaca que os estoques ainda estão baixos. “Há uma grande necessidade de doação para ampliar o estoque de sangue, estamos com 17 bolsas quando nossa capacidade comporta 40 unidades”, destacou.

Para realizar a doação, as pessoas devem preferencialmente fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.

Confira as condições para doar sangue:

- Estar em boa condição de saúde
- Pesar mais de 50 quilos
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável)
- Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas
- Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres)
- Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue
- Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis
- Apresentar documento oficial com foto

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins