Idosos terão serviços e orientações de saúde nesta sexta-feira

14/10/2022 08:41

Vacinação contra gripe e Covid-19, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, palestras e orientações de saúde estarão disponíveis nesta sexta-feira, 14, ao público acima de 60 anos. Com inscrições dos idosos participantes, a programação terá início às 9h, no Instituto Mont’Serrat (rua 18 de Novembro, 1000), bairro Navegantes. O atendimento e a programação de palestras serão realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Denominado 60+ com Qualidade de Vida e Autonomia, o evento ocorre até as 16h e terá palestras com temas como impacto e prevalência da hepatite C crônica na população idosa e mitos e verdades a respeito de envelhecimento saudável. Serão distribuídos materiais sobre infecções sexualmente transmissíveis, autotestes de HIV, preservativos e gel lubrificante. 

Haverá entrega da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, guia que permite o registro e o acompanhamento de informações pessoais, dados sociais e familiares sobre condições de saúde e hábitos de vida, identificando vulnerabilidades, com orientações de autocuidado. Também serão distribuídos folderes com orientações para prevenir quedas e acidentes em casa, além de abordar temas como câncer de mama e de colo uterino e os benefícios das plantas medicinais. 

Para realizar os exames e a vacinação, será preciso apresentar documento de identidade. Pessoas com fibromialgia poderão solicitar a confecção de cartão de prioridade, mediante apresentação de documento de identidade e atestado médico constando CID 11 MG30.01. 

A programação faz parte do Mês do Idoso, organizado pelo Conselho Municipal do Idoso (Comui) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada em 2020 pelo IBGE, 23% da população de Porto Alegre é composta por idosos, 344.274 pessoas. 

Mês do Idoso - 60+ Com Qualidade de Vida e Autonomia
Sexta-feira, 14/10, 9h às 16h
Instituto Mont’Serrat - Rua 18 de Novembro, 1000, bairro Navegantes

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil