Imigrantes terão auxílio de mediadores interculturais nos serviços de saúde

27/10/2021 08:36

A rede de saúde de Porto Alegre terá o auxílio de mediadores interculturais haitianos e senegaleses no atendimento de imigrantes. A iniciativa é inédita e será lançada nesta quarta-feira, 27, às 14h, com o primeiro atendimento na Unidade de Saúde Cohab Cavalhada (rua Paulo Maciel, 220, bairro Cohab).

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o projeto é facilitar o acesso às unidades de saúde e demais serviços, reduzindo a barreira linguística e cultural. Os mediadores interculturais irão desenvolver um trabalho que transcende a simples tradução, decodificando não apenas termos entre nacionalidades, mas culturas e hábitos dos cuidados em saúde entre nações.

A capital gaúcha possui cerca de 30 mil imigrantes, considerando todas as situações migratórias, sendo a maioria de haitianos. Segundo o sistema E-SUS/SMS/2020, existem cerca de 3.313 imigrantes com cadastro ativo no Cartão Nacional de Saúde na cidade, ou seja, que acessam as unidades de saúde, aproximadamente 10% da população imigrante. 
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes