Importância da amamentação é destaque no mês de agosto
Nesta quinta-feira, 1º, se comemora o Dia Mundial da Amamentação, destacando a importância do leite materno como o principal e mais completo tipo de alimentação para os bebês, considerado “padrão ouro”. A data integra o Agosto Dourado, criado para enfatizar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove atividades ao longo do mês no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e na Atenção Primária. No hospital, haverá capacitações com as equipes de profissionais, envolvendo os setores de pré-natal, internação de gestantes, centro obstétrico, sala de recuperação, alojamento conjunto e unidades neonatal, pediátrica e de psiquiatria, além de atividades para as mães no banco de leite humano.
Seminário – Profissionais da saúde participam, em 8 de agosto, da programação do 16º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, e do 11º Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. O evento ocorre em formato online, com inscrições no site.
As atividades integram a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto, e tem como foco a amamentação em todas as situações, garantindo a sobrevivência, a saúde e o bem-estar. Outras informações podem ser obtidas neste link.
Aconchego e menos dor – A mamanalgesia é uma ação de incentivo à amamentação no município, estratégia de amamentar o bebê para analgesia em procedimentos dolorosos, como vacinação, por exemplo. A prática é estimulada nas salas de vacina das unidades de saúde da Capital, com eficácia reconhecida pelas equipes e famílias.
Outra iniciativa é o projeto Amamentar é Tri, no qual é entregue um kit para mulheres que desejam manter a amamentação quando retornam ao trabalho ou quando as crianças iniciam a escola. Os materiais incluem bolsa térmica e recipientes para armazenar o leite. A solicitação deve ser feita na unidade de saúde de referência, conforme o endereço de moradia da família. A iniciativa é desenvolvida em conjunto pela SMS e Secretaria Municipal de Educação (Smed), com recursos federais do Programa Saúde na Escola.
Doação de leite humano – Mulheres que estão amamentando e possuem excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), são clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem fazer doação de leite humano no HMIPV. Contato com a equipe do hospital pode ser feito pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. Atualmente, o estoque é de 40 litros de leite humano. As doações são essenciais para o desenvolvimento de bebês prematuros que estão internados na UTI neonatal e cujas mães ainda não conseguem produzir o próprio leite.
Onde doar:
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – Banco de Leite Humano
Avenida Independência, 661/6º andar
Informações: telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br
Hospitais vinculados como postos de coleta de leite humano ao banco de leite do HMIPV:
Hospital Mãe de Deus (inoperante no momento)
Hospital Moinhos de Vento
Hospital Divina Providência
Andrea Brasil