Jovens recebem diplomas no curso de promotores de saúde da população negra

28/11/2022 10:24
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Curso teve 12 encontros com temas voltados à cultura e identidade negras

Os jardins do Museu Joaquim José Felizardo foram palco, na tarde de sábado, 26, da formatura no Curso de Promotores Jovens de Saúde da População Negra, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Organizado desde 2012 para profissionais e público adulto, esta é a primeira edição do curso voltada aos jovens (fotos). 

Os nove formandos receberam diplomas de participação no curso, com duração de três meses. O juramento foi proferido nos idiomas português e crioulo haitiano. A programação contou com intervenção cultural do grupo Poetas Vivos, que apresentou poesias e batalha de rimas. 

O curso teve 12 encontros com temas voltados à cultura e à identidade negras, relação de gênero, sexualidade, direitos humanos e práticas em saúde. Incluiu a abordagem da educação como estratégia de enfrentamento ao racismo, além das mídias e da moda como ferramentas de resistência e autoafirmação. Os encontros ocorreram de setembro a novembro, com aulas expositivas, rodas de conversa e vivências ligadas à temática. 

Nosso objetivo foi capacitar o grupo para atuar junto aos quatro Comitês Técnicos de Saúde da População Negra, em cada Coordenadoria de Saúde de Porto Alegre. “Consideramos que a ação irá impactar nos indicadores dessa população, atentando para as questões da juventude”, avalia a assessora técnica da SMS, Gisele Gomes. 
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes