Ligações feitas por engano ao Samu representam quase 20% das solicitações em julho

09/08/2021 16:09
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Alto índice é um desafio que as equipes de regulação e da assistência precisam superar todos os dias

Das 18.118 solicitações recebidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Capital durante o mês de julho, 3.446 foram ligações feitas por engano. O número representa 19,01% do total de chamados, sendo o segundo motivo mais comum das ligações.

Uma prática que vem se repetindo ao longo dos anos: em 2019 e 2020, uma em cada quatro pessoas que ligaram para o Samu haviam feito a chamada por engano (25,80% e 25,87%, dos chamados, respectivamente). No primeiro semestre deste ano, os enganos representaram 20,84% dos chamados. 

O alto índice é um desafio que as equipes de regulação e da assistência do Samu precisam superar todos os dias: “As pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar”, destaca a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Dinorá Cenci.

Outros chamados - Do total de solicitações feitas durante o mês de julho, apenas 40% viraram, de fato, atendimentos. Os outros 60% dividiram-se em ligações por engano (19%), pedido de informações (16%), ligações interrompidas (10%), trotes (6%), chamadas repetidas - quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato - (5%) e fora da área de abrangência do Samu (4%). 

“Somos um serviço de atendimento para situações de risco de vida. Organizamos a distribuição desses casos na rede de serviços de saúde da Capital. Para outras informações não relacionadas ao tema, pedimos que não liguem para o Samu, pois isso pode acabar prejudicando o atendimento de quem realmente precisa”, ressalta a coordenadora.

Segundo Dinorá, muitas pessoas ligam para perguntar informações relacionadas aos horários de funcionamento e endereços das unidades de saúde. Neste caso, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a ligar para o Fala Porto Alegre, no número 156.

Confira como utilizar o SAMU de maneira correta:

  1. Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado.

  2. Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc).

  3. Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida.

  4. Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma as perguntas do médico.

  5. Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga os conselhos do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local.

  6. Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Números de emergência

Bombeiros - 193

Brigada Militar - 190

Defesa Civil - 199

EPTC - 118

Fala Porto Alegre - 156

Polícia Civil - 197

Polícia Rodoviária Federal - 191

Polícia Federal - 194

Samu - 192

Luize Baini

Gilmar Martins