Luta contra a Aids: programação do mês inclui incentivo à testagem e seminário

06/12/2022 10:15
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ação de abertura da programação foi dia 1º, na Praça da Alfândega

Moradores de Porto Alegre poderão fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C em ações especiais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na campanha Dezembro Vermelho, mês de luta contra a Aids. Nesta terça-feira, 6, o ônibus Fique Sabendo está ao lado da Praça Montevidéu, próximo ao Largo Glênio Peres, das 10h às 16h. 

Na quarta-feira, 7, o atendimento será no Largo Zumbi dos Palmares, das 10h às 15h, com distribuição de preservativos, gel lubrificante,  autotestes e orientações para tratamentos. Não serão realizado testes rápidos, que serão retomados no sábado, 10, no Parque Farroupilha (Redenção), próximo do Monumento ao Expedicionário, e no domingo, 11, na Orla do Guaíba, ambos das 10h às 16h.

Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis também nas 132 unidades de saúde da cidade (veja a lista de postos) e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico). Porto Alegre oferece tratamento a pessoas diagnosticadas com o vírus HIV desde 2014, e não apenas em casos de Aids. 

Seminário – Nesta quarta-feira, 7, será realizado seminário de integração com as ONGs. O evento ocorre no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal (av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico), das 13h30 às 18h. A programação do mês teve início no dia 1º, com ação de testagem, orientações e acesso a tratamento na Praça da Alfândega.

Leia mais: Prefeitura leva testes de HIV, sífilis e hepatites à Praça da Alfândega

Vanessa Conte

Gilmar Martins