Mais de 120 escolas públicas e comunitárias recebem materiais para criação de hortas

16/09/2021 16:17
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Projeto levou as crianças a mudarem hábitos alimentares, aumentando o consumo de saladas

Mais de 120 escolas municipais, estaduais e comunitárias de Porto Alegre receberam materiais para a criação de hortas, adquiridos pelo município com recursos dos programas federais Crescer Saudável e Saúde na Escola, do governo federal. São carrinhos de mão, pás, enxadas e ancinhos em quantidades e tamanhos de acordo com as turmas escolares. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou visita de acompanhamento nas escolas municipais de educação infantil Vila Mapa 2 e Maria Marques Fernandes, na Lomba do Pinheiro. (fotos)

A professora e coordenadora pedagógica da Emei Vila Mapa 2, Calita Chaves, diz que o projeto tem sido uma experiência maravilhosa para as crianças e a comunidade escolar e do entorno. “Na horta, as crianças podem colocar a mão na terra, plantar, regar, cuidar e acompanhar os momentos ideais para fazer a colheita e, mais tarde, usar os alimentos nas refeições da escola”, conta. 

A vivência levou as crianças a mudarem hábitos alimentares, aumentando o consumo de saladas que vêm da horta, plantadas, colhidas e cuidadas por elas. “As crianças comem com prazer e têm uma alimentação mais saudável. Esse projeto é um sonho nascido há poucos dias e do qual já podemos colher os frutos, uma experiência gratificante que vai ficar para toda a vida”, comenta Calita. 

A equipe da SMS é responsável, entre outras funções, por capacitar os professores das escolas participantes e torná-los cada vez mais preparados para fazer atividades de promoção da alimentação saudável e educação ambiental. Para isso, tem parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que desenvolve o Projeto Horta: aproximando escola e comunidade

O município adquiriu 324 kits de ferramentas no valor aproximado de R$ 150 mil. A iniciativa faz parte do Programa Crescer Saudável, com recursos federais do Programa Saúde na Escola (PSE), articulado entre os ministérios da Saúde e da Educação. Para execução nos municípios, conta com um grupo de trabalho intersetorial, constituído na Capital pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed), além das secretarias estaduais das respectivas áreas, Seduc e SES. 
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes