Mais de 4,3 mil pessoas são testadas no controle sanitário do aeroporto

24/06/2021 17:33
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Operação ocorre diariamente em três turnos

O número de passageiros testados no controle sanitário do Aeroporto Internacional Salgado Filho chegou a 4.378 na tarde desta quinta-feira, 24. Desde o início da operação, em 14 de junho, 40 pessoas testaram positivo. Nas últimas 24 horas, foram 464 Testes Rápidos de Antígeno aplicados e cinco casos positivos confirmados. 

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é identificar, já no desembarque, pessoas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus. O trabalho é feito diariamente, em três turnos. A operação será encerrada no domingo, 27, após a chegada do último voo à Capital.

Professores da Escola de Enfermagem, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Serviço Social da UFRGS apoiam na coordenação e supervisionam o trabalho de estudantes de cursos da área da saúde, participantes da Ação de Extensão Vigilância e Educação em Saúde no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre no Contexto da Pandemia. Os alunos atuam na comunicação e abordagem de viajantes, triagem e realização de testes de antígeno e no preenchimento do sistema de informações da notificação dos casos. Também apoiam a operação a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), companhias aéreas e Fraport Brasil.

 

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça