Manual orienta profissionais para atendimentos de teleconsulta

21/06/2020 09:14
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Objetivo é apoiar os profissionais e residentes que estão trabalhando por videochamada e chamadas telefônicas convencionais
Equipes que atuam nas unidades de saúde de Porto Alegre contam a partir desta semana com um manual de teleconsulta. O objetivo da prefeitura é dar diretrizes de organização inédita inspiradas em referências internacionais, no sentido de apoiar os profissionais e residentes na realização de teleconsulta por videochamada e chamadas telefônicas convencionais.
Conforme a diretora de Atenção Primária à Saúde, Diane Moreira do Nascimento, o manual surgiu da necessidade de a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orientar boas práticas de atendimentos clínicos à distância no atual contexto. “Em função da pandemia do novo coronavírus, em que alguns profissionais estão afastados da prática e as pessoas estão em casa, os atendimentos precisam continuarâ€, explica. 
 
Em parceria com o Telessaúde/RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a equipe da secretaria utilizou como base um manual de Oxford com boas práticas em APS. “Esse documento orienta como fazer a escolha da melhor ferramenta, como conduzir as discussões na equipe e quais situações podem ser ou não tratadas, entre outras questõesâ€, comenta Diane.  
 
De acordo com o manual, a integração da telessaúde ao processo de referência e transição entre serviços assistenciais aumenta a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, favorece a coordenação do cuidado, promove adesão terapêutica, diminui reinternações e estimula a prevenção. 
 
O manual de teleconsulta está disponível aos profissionais na Biblioteca Virtual da Atenção Primária à Saúde.

  

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins