Joel Vargas / PMPA
Manual orienta profissionais para atendimentos de teleconsulta
Conforme a diretora de Atenção Primária à Saúde, Diane Moreira do Nascimento, o manual surgiu da necessidade de a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orientar boas práticas de atendimentos clÃnicos à distância no atual contexto. “Em função da pandemia do novo coronavÃrus, em que alguns profissionais estão afastados da prática e as pessoas estão em casa, os atendimentos precisam continuarâ€, explica.Â
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Em parceria com o Telessaúde/RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a equipe da secretaria utilizou como base um manual de Oxford com boas práticas em APS. “Esse documento orienta como fazer a escolha da melhor ferramenta, como conduzir as discussões na equipe e quais situações podem ser ou não tratadas, entre outras questõesâ€, comenta Diane. Â
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De acordo com o manual, a integração da telessaúde ao processo de referência e transição entre serviços assistenciais aumenta a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, favorece a coordenação do cuidado, promove adesão terapêutica, diminui reinternações e estimula a prevenção.Â
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O manual de teleconsulta está disponÃvel aos profissionais na Biblioteca Virtual da Atenção Primária à Saúde.
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Vanessa Conte
Gilmar Martins