Saúde

Marchezan entrega Unidade de Saúde do Morro dos Sargentos

10/01/2020 15:14
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Atendimento ao público no local também começou nesta sexta-feira
O novo prédio da Unidade de Saúde do Morro dos Sargentos, construído em uma área que pertencia ao Exército Brasileiro, foi entregue na manhã desta sexta-feira, 10, pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior. Situado na Zona Sul, o posto recebeu investimentos de R$ 1,4 milhão do Fundo Municipal da Saúde. A gestão dos recursos humanos será da Associação Hospitalar Vila Nova e terá 16 profissionais se revezando diariamente, das 8h às 17h.

A nova unidade tem 300 metros quadrados, com cinco consultórios (um odontológico) sala de procedimentos, sala de curativos, banheiro com acessibilidade, recepção e dispensório de medicamentos, sala de coleta, sala de vacina, nebulização, administrativo, copa e vestiário. Também está prevista, ainda no primeiro semestre deste ano, uma academia da saúde.
 
“A Unidade de Saúde do Morro dos Sargentos é um símbolo do que é prioritário, pela região onde está localizada e pela comunidade que atenderá. Além disso, está focada na atenção básica de saúde, com contato direto com a população para solucionar os problemas de forma mais objetiva e com menos sofrimento”, enfatizou o prefeito durante sua manifestação na cerimônia de entrega do prédio. “Não fizemos promessas. Entregamos a obra com atendimento qualificado em uma região que precisa de vários serviços”, finaliza.

Pioneira - O prefeito foi recebido no portão do posto pela senhora Rosalina Avenna, 65 anos, mãe de 11 filhos (sete vivos), 37 netos e 19 bisnetos e rumando para se tornar tataravó. “Fui a primeira moradora daqui e isso há mais de 50 anos. Já são três casas diferentes, mas sempre no Morro. Fiz questão de estar aqui hoje para agradecer pessoalmente ao prefeito pelo posto. Estivemos desassistidos e agora podemos voltar a buscar recursos de saúde perto de casa”, relembra.

O presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal Molin, disse que ficou encantado e surpreso com a qualidade das instalações. “A data de hoje passará a ser histórica, pois marcará a retomada do atendimento a esta região, com uma nova e qualificada unidade. Com certeza deixaremos de ouvir no rádio pela manhã que o posto do Morro dos Sargentos está fechado ou faltam médicos”, salienta. Dal Molin destacou a atualização do IPTU, que destina parte do que é arrecadado para a Saúde.

O secretário de Saúde, Pablo Stürmer, agradeceu a parceria do Exército Brasileiro que cedeu a área, com a Prefeitura construindo um muro de 110 metros, junto ao espaço, em contrapartida. “Esta é uma das muitas entregas que pretendemos fazer este ano. É um espaço qualificado e ampliado com condições de bem atender esta comunidade”, afirma.

A vereadora Lourdes Sprenger representou a Câmara de Vereadores e reforçou a importância da nova unidade para a região. Também estiveram presentes o superintendente Administrativo do Hospital Vila Nova, Jalmir Pin; o vereador e líder do Governo, Mauro Pinheiro; o chefe do Escritório Regional Sul do Ministério da Cidadania, Leonardo Maricato; o sub-comandante do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, Major Fernando Martini; a diretora geral-adjunta de Atenção Primária à Saúde da Secretaria da Saúde, Diane Nascimento; o gerente Distrital de Saúde da Região Sul e Centro-Sul, Mirela Paza; o presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Henri Siegert Chazan; os diretores da Atenção Primária da Associação Hospitalar Vila Nova, Fernado Marinheiro e a enfermeira Daren Antunes; a gerente da Unidade Básica de Saúde do Morro dos Sargentos, a enfermeira Walquiria Martins; o vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS, Ismael Miranda; o gestor do Centro de Relações Institucionais e Participativas (CRIP Sul), Gilson Padeiro, e o diretor geral do Hospital Restinga e Extremo Sul, Paulo Scolari, além de servidores da prefeitura e lideranças comunitárias.
 

 

Paulo Ricardo Fontoura

Fabiana Kloeckner

coronavirus-cartao-social.png

Acompanhe a prefeitura nas redes