Mediadores interculturais falam de prevenção à tuberculose para imigrantes

14/03/2022 16:54
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Tema foi escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março

A equipe de mediadores interculturais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou, nesta segunda-feira, 14, de evento alusivo ao Dia da Mulher promovido pelo Cibai Migrações (Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Integração das Migrações). Ao longo da tarde, um grupo de mulheres imigrantes assistiu à palestra que abordou temas como prevenção à tuberculose, saúde mental, sexualidade e direitos das mulheres (fotos).

A tuberculose foi o assunto tratado pelos mediadores interculturais da Saúde do Imigrante. Conforme a assessora técnica da área na SMS, Rita Buttes, o tema foi escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março. Uma das principais dificuldades no combate à doença é o abandono do tratamento. Normalmente, o processo dura seis meses, mas pode se estender a um ano ou mais, conforme a multirresistência que o bacilo adquire após a interrupção. Alimentação desregrada e exposição a intempéries do clima e ambientes insalubres facilitam o contágio. 

A doença é o quarto tipo de agravo predominante em imigrantes nos registros de Porto Alegre, conforme dados do CadSUS do Ministério da Saúde: atendimento antirrábico (21,95%), hepatites virais (20,87%), violência interpessoal/autoprovocada (11,44%), tuberculose (8,81%), HIV (8,03%) e outras (28,90%). A SMS tem trabalhado para intensificar o atendimento aos pacientes, sendo que as unidades de saúde oferecem tanto teste quanto tratamento pelo Sistema Único de Saúde.

Mediadores interculturais - Desde outubro de 2021, os mediadores interculturais realizam o primeiro contato com o usuário imigrante ou a mediação entre ele e o profissional de saúde, garantindo o acesso desde o atendimento no território até os diferentes pontos da rede de saúde da cidade. A equipe é composta por uma profissional senegalesa e dois profissionais haitianos, facilitando o acesso a unidades de saúde e hospitais ao reduzir a barreira linguística e cultural.

O Cibai Migrações funciona junto à Igreja Nossa Senhora da Pompeia (rua Dr. Barros Cassal, 220 – Floresta), em Porto Alegre. É uma associação civil sem vínculos governamentais, caracterizando-se como uma entidade de defesa e garantia de direitos dos migrantes, com enfoque na inserção social e laboral.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes