Mediadores interculturais têm mais um canal de contato com a população

29/11/2022 13:22
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Profissionais atuam como tradutores e facilitadores no acesso à saúde de imigrantes

No Mês da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece um novo canal de acesso aos mediadores interculturais. No WhatsApp (51) 98902-7789, podem ser solicitados acompanhamentos e orientações para a comunidade de imigrantes da Capital, formada majoritariamente por afrodescendentes e caribenhos. O número não recebe ligações nem mensagens de áudio, apenas texto. 

O papel dos mediadores é auxiliar imigrantes que moram em Porto Alegre, atuando como tradutores e facilitadores no acesso a atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa completou um ano em 27 de outubro, período no qual foram realizadas mediações presenciais, remotas, em exames e situações de urgência e emergência, além da confecção de cartão nacional de saúde, acompanhamento de hospitalizações e campanhas de vacinação. 

A mediação é feita pelos haitianos Youdeline Obas e Jean Junior Thevenin e a senegalesa Absa Wade. Eles fazem o primeiro contato com o usuário imigrante ou a mediação entre ele e o profissional de saúde, garantindo o acesso desde o atendimento no território até os diferentes pontos da rede de saúde da cidade. Também acompanham o imigrante no atendimento presencial, nos casos de pré-agendamento, e por videochamada para demandas espontâneas. 

Confira os contatos para solicitar intermediação: 
WhatsApp: (51) 98902-7789 (apenas mensagem de texto)
E-mail: saudedoimigrante.sms@gmail.com 

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil