Mês da Mulher motiva ações em unidades de saúde neste sábado

22/03/2019 08:41
Cristine Rochol/PMPA
Mês da Mulher motiva ações em unidades de saúde neste sábado
Cerca de 70% das mulheres que residem na Capital utilizam serviços do SUS

Unidades de saúde de quatro regiões da Capital promovem uma série de atividades especiais neste sábado, 23, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Das 9h às 16h, a US Núcleo Esperança, na Restinga, terá oferta de exames preventivos, avaliação clínica da mama, coleta de citopatológico, aferição de pressão arterial e glicose, além de orientações sobre planejamento familiar, prevenção de relacionamentos abusivos e atividades culturais. A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará no local com testes rápidos HIV, sífilis e hepatites B e C. Pessoas diagnosticadas com sífilis poderão iniciar o tratamento. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

Ainda na programação de sábado, 23, a US Lomba do Pinheiro desenvolve oficina de maquiagem, corte de cabelo e varal solidário. Também ocorrerá testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis e sorteio de brindes. A US Esperança Cordeiro promove roda de conversa sobre prevenção do tabagismo e sua relação com o câncer de colo uterino, e a US Campo da Tuca conta com atendimento odontológico, vacinação e orientações sobre planejamento familiar. A programação completa pode ser conferida neste link.

Saúde da Mulher - Porto Alegre possui uma população de 755.564 mil mulheres, sendo 444.236 em idade fértil (10-49 anos), conforme o IBGE 2010. Cerca de 70% delas utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde oferece serviços e atividades em unidades de saúde e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. A programação começou no dia 8 e vai até 30 de março, com orientações de hábitos saudáveis e autoestima, exames preventivos e avaliação clínica da mama, coleta de citopatológico, testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, tratamento do tabagismo e risco do consumo abusivo de álcool. Outros temas são planejamento familiar, importância da prática de atividades físicas e prevenção de relacionamentos abusivos. 

Leia também:
Serviços destacam prevenção e hábitos saudáveis no Mês da Mulher

  

 

Lucas Souza (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Andrea Brasil