Ministério conhece trabalho do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

29/09/2021 11:33
Patrícia Coelho/SMS PMPA
SAÚDE
Equipe trabalha na formatação do Plano de Respostas às Emergências em Saúde Pública da Capital

Representantes do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana da Saúde conheceram a estrutura do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Porto Alegre em visita à sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) nesta terça-feira, 28. A coordenadora do Cievs Poa, enfermeira Tais Anelo, apresentou as ações que vêm sendo implementadas pelo órgão, que desde 2020 integra o organograma da Diretoria de Vigilância em Saúde como unidade autônoma.

Com atuação transversal, o Cievs integra todas as áreas da DVS – vigilância epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. Na visita, o Ministério da Saúde foi representado por Otto Henrique Nienov, consultor técnico do Cievs Nacional, e a Organização Panamericana da Saúde pelo consultor nacional, Pedro Henrique Amparo da Costa Leite.

Rede - O Cievs é uma rede de alerta e respostas às emergências em saúde pública e compõe uma estratégia mundial, atendendo a demanda do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), de 2005. É função do órgão a captação de notificações, verificação, manejo e análise de dados relevantes à prática da vigilância em saúde.

Em âmbito federal, foi criado em 2005 e vem sendo expandido pelo Ministério da Saúde. Atualmente, segundo Nienov, são 129 estruturas em todo o país, sendo 26 em capitais. Em Porto Alegre, o Cievs existe desde 2012.

Sendo órgão de apoio à atividade de vigilância na cidade, tem como ações de rotina salas de situação temáticas, vigilância baseada em eventos e vigilância baseada em indicadores, busca de rumores locais, estaduais, nacionais e mundiais de interesse para Porto Alegre, publicação de informativos e comunicados de risco, georreferenciamento, além do monitoramento de viajantes e investigações de surtos de agravos, entre outras ações, como o controle sanitário realizado em junho no aeroporto Salgado Filho.

Plano - No momento, a equipe trabalha na formatação do Plano de Respostas às Emergências em Saúde Pública de Porto Alegre. Em novembro, o Cievs da Capital estará representado, em Brasília, na Expo Cievs, mostra que reunirá ações realizadas em diferentes pontos do país pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

 

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça