Notificação de agravos e acidentes do trabalho é tema de audiência pública

05/05/2022 11:23

O fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde de Porto Alegre, associado à operação do software municipal de notificações em saúde do trabalhador Sentinela, foi tema de audiência pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho na quarta-feira, 4. Participaram o secretário municipal adjunto de Saúde, Richard Dias, e representantes de outros setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de representação de serviços de saúde notificadores do projeto Sentinela. Dias reiterou que o município vai atualizar a Portaria Municipal 882/2018, sobre notificações compulsórias, incluindo o Sistema Sentinela como ferramenta oficial de Notificação de Doenças/Agravos e Acidentes de Trabalho em Porto Alegre. 

O coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Porto Alegre (Cerest), órgão vinculado à Vigilância em Saúde da SMS, Paulo Ricardo Bobek, destacou que o encontro promoveu debate com profissionais que atuam nas várias áreas de serviços de saúde da Capital sobre o fluxo de dados sobre saúde no trabalho. O objetivo é o desenvolvimento de políticas de saúde pública e a necessidade de notificação adequada de casos de acidentes de trabalho levados ao atendimento das redes ligadas ao SUS. Bobek enfatizou que o Sentinela começou a ser utilizado pelo SUS em julho de 2020, com 9.266 notificações registradas até hoje, sendo 1,5 mil do Hospital de Pronto Socorro, que passou a utilizar o software em junho de 2021. O maior notificador é o Cerest, com 3.920 notificações.

O Sentinela pretende sensibilizar a rede de serviços para a notificação. O sistema municipal, construído em parceria com a Procempa, simplifica o processo de notificação, pois exige o preenchimento de oito campos pela fonte notificadora. “Além da economia de tempo, o sistema permite a diminuição de erros no preenchimento, o salvamento automático do trabalho em andamento e pode ser adaptado para se integrar aos sistemas das unidades de Saúde interessadas em agilizar ainda mais o processo”, destacou a designer gráfica da Procempa Naieni Ferraz.  

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes