Nova estratégia amplia opções de acesso a autotestes de HIV

29/09/2021 17:07
Giulian Serafim / PMPA
SAÚDE
Sparta destacou a importância da iniciativa

Porto Alegre é a quarta capital brasileira a integrar, a partir desta quarta-feira, 29, o projeto A Hora e Agora, que oferece uma opção inovadora para testagem anti-HIV, vírus causador da Aids. O objetivo do projeto é ampliar o acesso à testagem de populações mais vulneráveis à infecção, por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue, disponíveis no site www.ahoraeagora.org

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, participou do lançamento do projeto, nesta manhã, no Centro de Saúde Murialdo, bairro Partenon.  “A estratégia garante o sigilo e a privacidade dos participantes, o que é muito importante para que a adesão seja maior”, afirma. A população-chave são homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo, que terão acesso ao kit de autotestagem no novo site. Os usuários deverão ser maiores de 15 anos e residentes na Capital.

“Estamos ampliando as possibilidades de acesso à testagem de grupos vulnerabilizados no sentido de fortalecer a resposta à epidemia de HIV, tentando contribuir para sua redução”, diz a pesquisadora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Marly Cruz, instituição parceira no projeto. O diretor do Departamento de Doenças e Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Gérson Mendes Pereira, destaca que o combate ao HIV é uma luta antiga. “Precisamos garantir a testagem a todos os públicos, em especial àqueles mais vulneráveis à infecção”, avalia, lembrando a importância do acesso às profilaxias pré e pós-exposição, uso de medicamentos antes ou após a exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar.   

O projeto A Hora é Agora é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC) e PEPFAR (sigla em inglês do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids, iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/Aids). Foi lançado em Curitiba, em 2014, e está também nas cidades de Campo Grande e Florianópolis.

Como funciona - No site www.ahoraeagora.org, os usuários podem solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos Correios, de forma totalmente gratuita. Existe também a opção de retirá-lo em um armário digital, usando um código, de forma sigilosa. O armário está localizado no Shopping Total, que funciona das 10h às 22h. O usuário pode realizar o autoteste em casa ou onde mais se sentir confortável, pois ele é rápido, confiável, seguro, confidencial e de simples execução.

Em caso de resultado positivo, os participantes serão convidados a fazer o teste confirmatório no Centro de Saúde Murialdo. Se reagente/positivo ao HIV, o usuário realizará todos os exames necessários e poderá iniciar o tratamento antirretroviral no mesmo dia do diagnóstico. A pessoa será vinculada a uma unidade de saúde e terá auxílio de um profissional da equipe do projeto A Hora é Agora. 

Acesso a todos os públicos - A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a testagem gratuita de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C, para toda população de Porto Alegre. Testes rápidos para detectar essas doenças estão disponíveis nas unidades de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e nos postos com horário ampliado. Estão disponíveis ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar, Centro Histórico), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os testes têm resultados em apenas 30 minutos e, em caso positivo, a pessoa recebe orientações e encaminhamento para início do acompanhamento. No caso do diagnóstico de sífilis, o tratamento começa imediatamente. Nos locais, o público também tem acesso a orientações de prevenção e distribuição de preservativos, com todas as medidas de segurança contra a Covid-19.

Serviço A Hora é Agora:
1. Faça o cadastro no site www.ahoraeagora.org. Público-alvo: homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. 
2. Receba o kit de testagem em casa, pelos Correios, ou retire em armário digital no Shopping Total (av. Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta), no térreo, próximo à Caixa Econômica Federal, todos os dias, das 10h às 22h.
3. Em caso de resultado positivo, dirija-se ao Centro de Saúde Murialdo para dar início ao tratamento (av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
4. O telefone de contato do projeto em Porto Alegre é o (51) 3289-5740.
 

 

Vanessa Conte

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes