Nova fachada do Postão da Cruzeiro homenageia profissionais da linha de frente no combate à pandemia

12/05/2021 18:00
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Projeto foi idealizado pelos Arquitetos Voluntários, com arte do grafiteiro Lucas Anão

Uma nova fachada colorida e alegre representando o carinho e o comprometimento dos enfermeiros que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus. Essa foi a homenagem dedicada nesta quarta-feira, 12, aos trabalhadores do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), conhecido como Postão da Cruzeiro, no bairro Santa Tereza. A confraternização reuniu as equipes de atendimento em frente ao serviço de saúde para celebrar o Dia Internacional da Enfermagem, seguindo as normas de prevenção ao Covid-19. “A ideia é valorizar o trabalho da enfermagem, categoria que acompanha intimamente a assistência no combate à doença”, diz a coordenadora de Enfermagem do PACS, Daniela Padilha. (fotos)

A fachada do PACS ganhou projeto idealizado pelos Arquitetos Voluntários, com arte do grafiteiro Lucas Anão, em parceria com a Suvinil. “A proposta levou em conta a necessidade de criar uma imagem colorida e leve para tornar o ambiente de trabalho mais bonito”, conta a arquiteta Daniela Giffoni.

A confraternização teve doação de lanches, doces e bebidas. Também foi realizada comemoração com depoimentos de colaboradores, vídeos que capturaram momentos da rotina dos enfermeiros e apresentação musical feita pela própria equipe.

O grupo Arquitetos Voluntários é uma instituição sem fins lucrativos que atua, desde o início da pandemia, com diferentes serviços de saúde, propondo iniciativas para levar momentos de felicidade aos profissionais e tornar os ambientes de atendimento mais acolhedores. No momento, desenvolve projeto no Centro de Saúde Santa Marta, também da rede da Secretaria Municipal de Saúde. Contatos para doações podem ser feitos nas redes sociais do grupo. 

Semana de Enfermagem - No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeiras inglesa e brasileira que se destacaram pelas trajetórias de atuação no setor. A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
 

Yan Dias (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes