Novas vagas fortalecem o atendimento a crianças e jovens autistas em Porto Alegre
A Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o Instituto Colo de Mãe para a oferta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de 150 vagas de atendimento a crianças, adolescentes e jovens com transtorno do espectro autista na Capital. A iniciativa ocorre no âmbito do Programa TEAcolhe, do governo estadual e inicia em setembro.
A cerimônia de oficialização da parceria aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29, com a presença de autoridades estaduais e municipais, marcando mais um passo importante para a ampliação da rede de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Capital.
O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou a relevância da nova habilitação para o municÃpio. “A ampliação do atendimento pelo programa estadual representa um importante reforço para Porto Alegre. Atender à s necessidades das pessoas com autismo e suas famÃlias é um desafio constante, mas estamos avançando e qualificando cada vez mais a rede de serviços para garantir cuidado, inclusão e qualidade de vida.â€
Em Porto Alegre, a rede municipal já conta com diferentes serviços voltados ao atendimento de pessoas com TEA, como o Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa), Instituto Inovatech RS, Hospital Santa Ana e as clÃnicas contratualizadas Horizontes, HD 360 e Libertad.
Tatiana Bandeira