Novembro Azul destaca prevenção e cuidados com a saúde do homem

04/11/2021 08:37
Cristine Rochol / PMPA
SMS, através da área de DST Aids, promove ação da campanha "Espalhe amor. Compartilhe cuidado", do Dia dos Namorados. Seis consultórios com exames gratuitos de HIV, sífilis e hepatite C (teste rápido). Local: Largo Glênio Peres
Primeira ação ocorre nesta sexta-feira para trabalhadores da construção civil

Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde, a prefeitura integra-se à campanha Novembro Azul, mobilização mundial em prol da saúde masculina. Durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove diversas ações voltadas a esse público. A primeira ocorre nesta sexta-feira, 5, para trabalhadores da construção civil, com testes rápidos de HIV, hepatites B e C e diabetes. Também haverá vacinação contra Covid-19, informações sobre os riscos do tabagismo e orientações de saúde bucal. 

As atividades ocorrem em dois canteiros de obras no bairro Alto Petrópolis: na avenida Protásio Alves, 9500, das 8h às 12h, e na avenida Protásio Alves, 8046, das 13h às 17h. A iniciativa é organizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (STICC) de Porto Alegre e a empresa MRV. Os serviços serão oferecidos na Unidade Móvel de Saúde e do Sesi.

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são essenciais para reduzir problemas de saúde. Além disso, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, visitas regulares às unidades de saúde para acompanhamento e realização de exames devem fazer parte da rotina dos homens. 

Medir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Outros testes importantes são voltados à detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatite B e o vírus da hepatite C. Homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). 

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem pretende promover a melhoria das condições de saúde da população masculina. A normativa é dividida em eixos prioritários, que englobam o acesso e o acolhimento na rede pública de saúde, o planejamento familiar, o incentivo ao acompanhamento da paternidade desde a gestação, a prevenção de violências e acidentes e o cuidado em relação às doenças prevalentes nesse público. 
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil