Novos equipamentos modernizam medicina fetal do Hospital Presidente Vargas
A aquisição de uma ultrassonografia de última geração e monitor de vídeo 32 polegadas modernizou a Unidade de Medicina Fetal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). O equipamento produz imagens em 3D e 4D para utilização das áreas de obstetrícia e cardiologia fetal, além do monitor para transmissão da imagem dos exames simultaneamente em tela, acessível à paciente no momento do exame.
A ideia é ampliar a precisão diagnóstica e terapêutica, atendendo patologias fetais mais complexas, com maior interação da gestante e de familiares no tratamento dos fetos e recém-nascidos. Para aquisição dos equipamentos, foram investidos R$ 210.000,00 em cooperação com a Associação dos Amigos do HMIPV.
“Outras iniciativas estão em andamento e, em breve, teremos importantes avanços no parque tecnológico do HMIPV, que beneficiarão gestantes e fetos encaminhados com patologias de grande complexidade”, afirma o diretor do hospital, Cincinato Fernandes Neto.
A Unidade de Medicina Fetal atende gestantes de todo o Estado cujos fetos apresentam alguma alteração na conformação ou no comportamento intrauterino. Com os novos equipamentos e imagens de definição superior, diagnósticos que antes dependiam de métodos complementares para investigação e tratamento são agora possíveis de visualização, garantindo melhor encaminhamento em terapias intrauterinas ou pós-natais.
Gilmar Martins