Operação conjunta avalia condições de casa de idosos e residenciais terapêuticos
Na manhã desta quarta-feira, 7, três locais – uma instituição de longa permanência de idosos e dois residenciais terapêuticos, onde mais de 90 pessoas residem – foram vistoriados em ação conjunta que reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e PolÃcia Civil/Delegacia de PolÃcia de Proteção ao Idoso.
A vistoria ocorreu em virtude de denúncias anônimas e demandas da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos referentes a maus tratos sofridos por residentes dos locais.As três instituições pertencem à mesma rede e têm o mesmo nome fantasia. Não foram identificadas situações de maus tratos em nenhuma delas.
Em um dos residenciais terapêuticos foi necessária a remoção de dois pacientes, por precaução, para o Hospital da Restinga e Hospital Vila Nova, para avaliação clÃnica. Nos demais locais, a Vigilância em Saúde da SMS emitiu notificações para adequações de procedimentos, como melhorias em estrutura fÃsica, armazenagem e dispensação de medicamentos e necessidade de adequação do cardápio, de acordo com cada situação.
Gilmar Martins