Operação Inverno mantém 15 unidades de saúde abertas no fim de semana em Porto Alegre

25/07/2025 08:57

A prefeitura mantém ativa a Operação Inverno na Capital, com atendimento em 15 unidades de saúde neste final de semana, das 10h às 19h. Iniciada no começo de junho, a estratégia busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, oferecendo consultas, vacinação e dispensação de medicamentos (veja abaixo). Até o último final de semana foram realizados 5.676 consultas médicas e de enfermagem, 7.311 pessoas vacinadas, mais de 9 mil vacinas aplicadas e outros 10.337 medicamentos dispensados, além da realização de mais de dois mil atendimentos respiratórios. 

Neste sábado, 26, ocorre mais uma ação especial de vacinação contra a gripe na assembleia do Orçamento Participativo, no bairro Lomba do Pinheiro, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Heitor Villa Lobos das 14h às 16h.

A medida tem como objetivo reduzir a pressão sobre as emergências e fortalecer ações de prevenção, como a vacinação contra gripe. A operação reforça o papel da Atenção Primária à Saúde como a principal porta de entrada para o SUS, especialmente em casos de menor gravidade. Ao buscar atendimento nas unidades de saúde, a população contribui para a organização do sistema, permitindo que os hospitais concentrem os recursos nos casos de urgência e emergência.

Unidades abertas:

Sábado, 26

- Passo das Pedras 1: avenida Gomes de Carvalho, 510 (Passo das Pedras)

- Ramos: rua K esquina rua R C, s/n (Rubem Berta)

- Farrapos: Paróquia Santíssima Trindade – rua José Luiz Perez Garcia, 5 (Farrapos)

- Chácara da Fumaça: rua Martim Félix Berta, 2432 (Mário Quintana)

- Panorama: rua Rômulo da Silva Pinheiro, s/n (Lomba do Pinheiro)

- Tristeza: avenida Wenceslau Escobar, 2442 (Tristeza)

- Lami: rua Nova Olinda, 202 (Lami)

- Modelo: avenida Jerônimo de Ornelas, 55 (Santana)

- Primeiro de Maio: avenida Professor Oscar Pereira, 6199 (Cascata)

- Conceição: rua Álvares Cabral, 429 (Cristo Redentor) – atendimento das 10h às 16h

- Assis Brasil: avenida Assis Brasil, 6615 (Sarandi)

- São Carlos: avenida Bento Gonçalves, 6670 (Agronomia)

- Bom Jesus: rua Bom Jesus, 410 (Bom Jesus)

- José Mauro Ceratti Lopes: Estrada João Antônio da Silveira, 3300 (Restinga)

- Moab Caldas: avenida Moab Caldas, 400 (Santa Tereza)

  • Consultório na Rua Centro – atendimento voltado à população em situação de rua, das 10h às 14h
  • Ação especial de vacinação contra a gripe na assembleia do Orçamento Participativo, no bairro Lomba do Pinheiro, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Heitor Villa Lobos, das 14h às 16h.

 

Domingo, 27

- Assis Brasil: avenida Assis Brasil, 6615 (Sarandi)

- São Carlos: avenida Bento Gonçalves, 6670 (Agronomia)

- Bom Jesus: rua Bom Jesus, 410 (Bom Jesus)

- José Mauro Ceratti Lopes: Estrada João Antônio da Silveira, 3300 (Restinga)

- Moab Caldas: avenida Moab Caldas, 400 (Santa Tereza)

  • Consultório na Rua Centro – atendimento voltado à população em situação de rua, das 10h às 14h

 

Carolina Zeni

Andrea Brasil