Operação Inverno: Unidades de Saúde vacinam mais de 2 mil pessoas no fim de semana

08/06/2025 20:24
Divulgação SMS / PMPA
Operação Inverno: Unidades de Saúde vacinam mais de 2 mil pessoas no fim de semana
Foram realizadas 672 consultas médicas, 294 consultas de enfermagem e 437 atendimentos a casos respiratórios

No segundo final de semana de funcionamento das unidades de saúde também aos sábados e domingos, dentro da Operação Inverno da Secretaria Municipal de Saúde, os números confirmam a ampliação do acesso e o alívio sobre os prontos atendimentos da Capital. No sábado, 7, e domingo, 8, foram realizadas 672 consultas médicas, 294 consultas de enfermagem e 437 atendimentos a casos respiratórios nas unidades que abriram excepcionalmente. Também foram 2.039 pessoas vacinadas, com 2.699 doses aplicadas, 781 receitas atendidas e 1.781 medicamentos dispensados.

A diretora-adjunta da Atenção Primária à Saúde, Caroline Ceolin, avaliou positivamente os resultados, destacando o impacto da estratégia, especialmente na vacinação. “Tivemos uma procura muito significativa pelas vacinas, o que é fundamental neste período do ano. Além disso, observamos quase 700 consultas médicas a menos nos prontos atendimentos, o que demonstra como a ampliação da atenção básica nos fins de semana está ajudando a desafogar os serviços de urgência”, ressaltou.

Próximo fim de semana - A Operação Inverno nas unidades de saúde seguirá ao longo dos próximos meses, com atendimento aos sábados, domingos e feriado. As unidades funcionam das 10h às 19h, com oferta de consultas para casos de baixa e média complexidade, vacinação e dispensação de medicamentos.

Unidades abertas aos sábados:
• Passo das Pedras 1 – Av. Gomes de Carvalho, 510 (Passo das Pedras)
• Ramos – Rua K esq. Rua R C, s/n (Rubem Berta)
• Farrapos – Paróquia Santíssima Trindade – Rua José Luiz Perez Garcia, 5 (Farrapos)
• Chácara da Fumaça – Rua Martim Félix Berta, 2432 (Mário Quintana)
• Panorama – Rua Rômulo da Silva Pinheiro, s/n (Lomba do Pinheiro)
• Tristeza – Av. Wenceslau Escobar, 2442 (Tristeza)
• Lami – Rua Nova Olinda, 202 (Lami)
• Modelo – Av. Jerônimo de Ornelas, 55 (Santana)
• Primeiro de Maio – Av. Professor Oscar Pereira, 6199 (Cascata)
• Conceição – Rua Álvares Cabral, 429 (Cristo Redentor)

Unidades abertas aos sábados, domingos e no feriado de Corpus Christi (19/6):
• Assis Brasil – Av. Assis Brasil, 6615 (Sarandi)
• São Carlos – Av. Bento Gonçalves, 6670 (Agronomia)
• Bom Jesus – Rua Bom Jesus, 410 (Bom Jesus)
• José Mauro Ceratti Lopes – Estrada João Antônio da Silveira, 3300 (Restinga)
• Moab Caldas – Av. Moab Caldas, 400 (Santa Tereza)
• Consultório na Rua Centro – das 10h às 14h

Investimento e mais leitos - A Operação Inverno da Saúde envolve um investimento de R$ 13,3 milhões para reforçar a rede municipal durante o período de maior circulação de doenças respiratórias. Entre as principais ações estão a abertura de 100 leitos extras por 122 dias, sendo 51 para enfermaria adulto nos hospitais Vila Nova e Restinga, dez para UTI pediátrica no Hospital Vila Nova, oito para enfermaria e emergência pediátrica no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e 31 para enfermaria pediátrica no Hospital Restinga.

O reforço na estrutura inclui ainda a contratação temporária de 136 profissionais de saúde, entre eles 81 técnicos de enfermagem, 23 enfermeiros, 14 auxiliares de farmácia, além de farmacêuticos, biomédico, fisioterapeutas, médicos emergencistas, técnicos de laboratório e um técnico em nutrição e dietética.

 

Carolina Zeni

Gilmar Martins