Outubro Rosa: live aborda desafios no tratamento do c√Ęncer de mama

21/10/2021 09:02
Cristine Rochol/PMPA
SMS

Os desafios no tratamento do c√Ęncer de mama estar√£o em pauta nesta quinta-feira, 21, na programa√ß√£o especial de lives organizada pela Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) na campanha do Outubro Rosa. A transmiss√£o ser√° √†s 17h30, pelo facebook.com/saudepoa, com media√ß√£o da promotora em Sa√ļde da Popula√ß√£o Negra da SMS, Maria Cristina Ferreira dos Santos. O debate ter√° a participa√ß√£o do chefe da Mastologia do Grupo Hospitalar Concei√ß√£o, Jos√© Luiz Pedrini, e do m√©dico oncologista do Hospital de Cl√≠nicas de Porto Alegre e da Oncocl√≠nicas, Pedro E. R. Liedke.

A programa√ß√£o prossegue na pr√≥xima semana e tratar√° da recupera√ß√£o e p√≥s-c√Ęncer de mama, na quinta-feira, 28. As primeiras lives da programa√ß√£o destacaram os temas Descomplicando a preven√ß√£o ao c√Ęncer de mama e Impacto psicol√≥gico no diagn√≥stico.¬†

Exames - Nas unidades de sa√ļde, as mulheres t√™m acesso a exames preventivos, como mamografia e citopatol√≥gico - para detectar o c√Ęncer de mama e de colo uterino -, e podem solicitar a coloca√ß√£o do dispositivo intrauterino (DIU) como aux√≠lio no planejamento familiar. Conforme diretrizes do Instituto Nacional de C√Ęncer (Inca), todas as mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinais e sintomas, devem fazer uma mamografia a cada dois anos.

Confira a lista de postos de sa√ļde.

Programação de lives Outubro Rosa:
Quinta-feira, 21 - Desafios no tratamento do c√Ęncer de mama, √†s 17h30¬†
Quinta-feira, 28 - Recupera√ß√£o e o p√≥s-c√Ęncer, √†s 18h¬†