Outubro Rosa: live aborda desafios no tratamento do câncer de mama

21/10/2021 09:02
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Nas unidades de saúde, as mulheres têm acesso a exames preventivos, como mamografia e citopatológico

Os desafios no tratamento do câncer de mama estarão em pauta nesta quinta-feira, 21, na programação especial de lives organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na campanha do Outubro Rosa. A transmissão será às 17h30, pelo facebook.com/saudepoa, com mediação da promotora em Saúde da População Negra da SMS, Maria Cristina Ferreira dos Santos. O debate terá a participação do chefe da Mastologia do Grupo Hospitalar Conceição, José Luiz Pedrini, e do médico oncologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Oncoclínicas, Pedro E. R. Liedke.

A programação prossegue na próxima semana e tratará da recuperação e pós-câncer de mama, na quinta-feira, 28. As primeiras lives da programação destacaram os temas Descomplicando a prevenção ao câncer de mama e Impacto psicológico no diagnóstico. 

Exames - Nas unidades de saúde, as mulheres têm acesso a exames preventivos, como mamografia e citopatológico - para detectar o câncer de mama e de colo uterino -, e podem solicitar a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) como auxílio no planejamento familiar. Conforme diretrizes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todas as mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinais e sintomas, devem fazer uma mamografia a cada dois anos.

Confira a lista de postos de saúde.

Programação de lives Outubro Rosa:
Quinta-feira, 21 - Desafios no tratamento do câncer de mama, às 17h30 
Quinta-feira, 28 - Recuperação e o pós-câncer, às 18h 
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil