Outubro Rosa: live aborda impacto psicológico no diagnóstico do câncer de mama

14/10/2021 08:42

A programação especial de lives pela campanha Outubro Rosa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua nesta quinta-feira, 14. Com o tema Impacto psicológico no diagnóstico do câncer de mama, a transmissão será às 18h, pelo YouTube. O debate terá a participação do psicólogo Leon Golendziner, fundador da ONG Projeto Camaleão – Autoestima contra o câncer, e da psiquiatra Cristiane Borsatto Stracke, coordenadora da Atenção em Saúde Mental da SMS.

A programação prossegue nas próximas duas semanas e tratará dos desafios no tratamento do câncer de mama (quinta-feira, 21) e recuperação e pós-câncer (quinta-feira, 28), às 18h, desta vez pelo Instagram. A primeira live da programação, voltada a profissionais da Atenção Primária, destacou o tema Descomplicando a prevenção ao câncer de mama. 

Exames - Nas unidades de saúde as mulheres têm acesso a exames preventivos, como mamografia e citopatológico - para detectar o câncer de mama e de colo uterino -, e podem solicitar a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) como auxílio no planejamento familiar. “Queremos estimular que as mulheres façam os exames e previnam-se contra o câncer”, diz a diretora de Atenção Primária, Caroline Shirmer.

Conforme diretrizes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todas as mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinais e sintomas, devem fazer uma mamografia a cada dois anos.  

Programação de lives Outubro Rosa:
Quinta-feira, 14 - Impacto psicológico no diagnóstico do câncer de mama, às 18h (youtube.com/saudepoa)
Quinta-feira,  21 - Desafios no tratamento do câncer de mama, às 18h (Instagram) 
Quinta-feira, 28 - Recuperação e o pós-câncer, às 18h (Instagram) 
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes