Outubro Rosa motiva ações nas unidades de saúde da Capital

08/10/2018 13:39
Cristine Rochol / PMPA
SAÚDE
Atendimento nesta segunda-feira será no Loteamento Santa Terezinha

Para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero, neste mês as unidades de saúde da Capital contam com atividades especiais alusivas à campanha Outubro Rosa. As ações incluem realização de exames preventivos, atendimentos de saúde bucal, encaminhamentos para mamografia, palestras, testes rápidos para identificar infecções sexualmente transmissíveis, orientações de hábitos de vida saudável e boa alimentação.

Nesta segunda-feira, 8, a unidade móvel do projeto Fique Sabendo tem atividades voltadas especialmente ao público feminino do Loteamento Santa Terezinha (Voluntários da Pátria, 1800), das 13h30 às 17h, promovidas pela equipe de saúde da família Santa Marta, com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C, além de orientações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis. Na terça-feira, 9, a Unidade de Saúde Primeiro de Maio (rua Professor Oscar Pereira, 6.199 - Cascata) promove atividades a partir das 9h15. Ao longo da manhã, será ministrada palestra sobre a importância da atividade física na promoção da saúde da mulher, além da prática de exercícios físicos orientados. Quarta feira, 10, na Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes (av. Estrada João Antônio da Silveira, 3700 - Restinga), estudantes do curso de graduação da estética da Fadergs realizarão atividades de cuidados com pele, maquiagem e corte de cabelo, das 10h as 15h. A programação completa pode ser conferida neste link.

Saúde da mulher - Porto Alegre possui uma população de 755.564 mil mulheres, sendo 444.236 em idade fértil (10-49 anos), conforme o IBGE 2010. Cerca de 70% delas utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Com ações preventivas, educativas e reabilitadoras, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca prevenir doenças. Os profissionais da rede municipal são sistematicamente capacitados para a detecção precoce do câncer de mama, com base nas diretrizes clínicas da SMS, e dispõem de métodos diagnósticos, como mamografia e ecografia mamária, para solicitação, quando indicado. Entre os motivos que podem aumentar a probabilidade da doença estão obesidade, tabagismo, uso abusivo de álcool e histórico familiar.

Leia mais:
Avenida Independência recebe sinalização para marcar o Outubro Rosa
Começa a circular ônibus com tema do Outubro Rosa e Novembro Azul

 

 

Fabiana Kloeckner