Outubro Rosa: recuperação pós-câncer em debate nesta quinta

28/10/2021 10:53
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Nas unidades de saúde, as mulheres têm acesso a exames preventivos, como mamografia e citopatológico

A recuperação pós-câncer de mama estará em pauta nesta quinta-feira, 28, durante a última live da programação alusiva ao Outubro Rosa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A transmissão será às 18h, pelo facebook.com/saudepoa. 

O debate terá a participação da professora e doutora Andréa Damin, chefe do serviço de mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e da paciente oncológica Andrea Vizzotto, voluntária do projeto Camaleão. A mediação fica a cargo da diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Caroline Schirmer.

Iniciada na primeira semana do mês, a programação de lives abordou os temas descomplicando a prevenção ao câncer de mama, impacto psicológico no diagnóstico e desafios no tratamento. "Com as lives do Outubro Rosa, buscamos propiciar a usuários e profissionais o conhecimento da trajetória das pacientes que vivenciam o câncer de mama, do diagnóstico à recuperação. Pretendemos estimular o diagnóstico precoce", afirma a diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer.

Exames - Nas unidades de saúde, as mulheres têm acesso a exames preventivos, como mamografia e citopatológico - para detectar o câncer de mama e de colo uterino -, e podem solicitar a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) como auxílio no planejamento familiar. 

Além dos exames preventivos, três atitudes podem contribuir na qualidade de vida e evitar o câncer: manter uma alimentação saudável e o controle do peso, fazer atividades físicas regulares, como caminhadas, e evitar o consumo de álcool em excesso. 

Conforme diretrizes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todas as mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinais e sintomas, devem fazer uma mamografia a cada dois anos. No caso de fatores de risco como histórico de câncer de mama ou ovário na família, o acompanhamento deve começar mais cedo.

Confira a lista de postos de saúde.
 

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil